Carne bovina: Brasil deve discutir cotas por empresa para exportação à China, diz secretário

A declaração foi feita nesta quarta-feira (11/2) pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, à Reuters

Carne bovina: Brasil deve discutir cotas por empresa para exportação à China, diz secretário
Ilustrativa

O governo federal poderá discutir em reunião na quinta-feira um pedido do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para estabelecimento de cotas por empresa para exportação de carne bovina para a China, disse nesta quarta-feira (11/2) o secretário de Comércio e Relações Internacionais da pasta, Luis Rua, à Reuters.

Segundo ele, o Mapa estuda com o setor privado formas de evitar uma corrida desenfreada de exportações ao seu principal mercado, ⁠após o país asiático ter estabelecido no ano passado uma tarifa de 55% fora de uma ‌determinada cota de importação.

A informação sobre uma eventual determinação de cotas de exportação por empresa foi publicada inicialmente pelo jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com a Reuters, Rua afirmou que o ministério fez o pedido para o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) avaliar a situação, considerando os riscos de uma desorganização do mercado brasileiro se ‌todas as empresas correrem para exportar volumes dentro de ‌uma cota.

Procurado pela ⁠Reuters, o presidente da Associação Brasileira dos Frigoríficos (Abrafrigo), Paulo Mustefaga, disse que desde o início o setor se posicionou favorável a uma negociação do governo brasileiro com a China para a eliminação da tarifa extra cota.