Ciclone deve chegar ao Sudeste do Brasil até o final da semana
Temporais devem afetar região Sul nesta quarta-feira (28), com chuvas mais intensas e possibilidades isoladas de granizo
O clima no Brasil nesta quarta-feira (28) segue dentro do esperado para o verão de início de ano: muito calor em grande parte das regiões do país, sensação de abafamento e chuvas que vão aparecendo de forma intermitente, especialmente à tarde e à noite.
Em algumas áreas, a instabilidade ganha força e pode trazer temporal, trovoadas fortes e casos pontuais de granizo, com destaque para o Sul, partes do Sudeste e também setores isolados do Centro-Oeste e do Norte.
Os alertas se intensificam na região Sudeste a partir de sexta (30), quando um ciclone deve passar por regiões de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, favorecendo a incidência de chuvas mais volumosas, raios e ventania.
Região Sudeste
No Sudeste, o dia deve ser de sol, calor e sensação de abafamento, com a instabilidade voltando a ganhar espaço no período da tarde, principalmente em Minas Gerais e em parte de São Paulo e Rio de Janeiro.
A Agência Paulista de Meteorologia aponta que a capital paulista e cidades da Região Metropolitana terão temperaturas elevadas e sensação de abafamento, com céu alternando entre sol e formação de nuvens e grande possibilidade de chuva no fim da tarde, padrão que segue até o final da semana, com grandes volumes de água esperados.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para a formação de um ciclone em regiões do Sudeste para a sexta-feira (30), que deve aumentar o volume de chuvas em São Paulo (capital, litoral e Serra da Mantiqueira), Minas (Triângulo Mineiro) e Rio de Janeiro (sul fluminense).
A quarta-feira em Minas Gerais tem previsão de aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas entre a tarde e a noite nas regiões oeste e sul do estado.
• Mínima: 20°C
Saiba mais
Clima: Brasil terá combinação de calor e chuva nesta terça (27)
• Máxima: 35°C
Região Sul
No Sul do Brasil, o clima segue com sol e calor na maior parte do dia, mas a instabilidade aumenta especialmente no final da tarde, favorecendo chuvas que podem ser moderadas a fortes com trovoadas.
A combinação de calor com umidade mais elevada à noite pode provocar temporais isolados em partes do Rio Grande do Sul (Campanha Gaúcha), Santa Catarina e Paraná, seguidos de ventos que podem chegar a 50 Km/h.
Atenção a riscos de transtornos em centros urbanos, como deslizamentos em área de encosta, pontos de alagamento, queda de árvores e de energia elétrica.
• Mínima: 18°C
• Máxima: 34 °C
Região Norte
No Norte do país, o dia começa quente e com céu variando entre nublado e parcialmente nublado, mantendo o alto teor de umidade no ar. Essa combinação favorece pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo da tarde e da noite, especialmente em áreas como Amazonas, Pará e Rondônia.
As temperaturas seguem elevadas, contribuindo para a sensação de calor e abafamento.
• Mínima: 24°C
• Máxima: 35°C
Região Nordeste

No Nordeste, o padrão também é de calor e umidade. A presença da Zona de Convergência Intertropical segue favorecendo chuvas de intensidade moderada a forte em vários pontos, principalmente no interior do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, com possibilidade de trovoadas no decorrer do dia.
Mesmo com a chuva, as temperaturas continuam altas.
• Mínima: 23°C
• Máxima: 34°C
Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a quarta-feira marca mais um dia de calor intenso e formação de nuvens, com potencial para pancadas de chuva à tarde e à noite, principalmente em áreas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.
O calor segue sem dar trégua, com sensação térmica frequentemente acima das máximas.
• Mínima: 20°C
• Máxima: 36°C
Resumo da quarta-feira
No geral, o Brasil terá mais um dia típico de verão: calor que ganha força já pela manhã, sensação de abafamento ao longo do dia e pancadas de chuva que se espalham especialmente à tarde e à noite em boa parte do país.
Em algumas áreas, como no Sul e parte do Sudeste, a instabilidade pode vir com temporais isolados e trovoadas fortes, com possibilidade de granizo em pontos isolados.
Mesmo assim, há momentos de sol em praticamente todas as regiões, o que mantém aquele clima quente bem típico da estação.








Comentários (0)
Comentários do Facebook