Temporais avançam no Sul, mas calor e ar seco persistem no Sudeste e Centro-Oeste

SC e PR têm risco de chuva intensa, enquanto interior de SP e MG registram até 39 °C e umidade abaixo de 12 porcento

Temporais avançam no Sul, mas calor e ar seco persistem no Sudeste e Centro-Oeste
Ilustrativa

O avanço de instabilidades pelo Sul do país mantém nesta quarta-feira (1º) condições para pancadas de chuva fortes em Santa Catarina e Paraná, enquanto o Sudeste e o Centro-Oeste seguem sob calor intenso e baixa umidade do ar, em patamares de alerta e até de emergência.

Já o Nordeste concentra chuvas na faixa leste, e a região Norte tem precipitações irregulares entre Amazonas e Roraima, segundo a Climatempo.

Em São Paulo e Minas Gerais, o predomínio será de sol, temperaturas elevadas e baixa umidade. No interior paulista e no Triângulo Mineiro, os índices podem cair abaixo dos 12%.

Na capital paulista, os termômetros variam entre 16 °C e 30 °C, enquanto em Araçatuba a máxima chega a 39 °C. Pancadas isoladas podem ocorrer no leste paulista e no litoral do Espírito Santo, mas sem grandes acumulados.

Sul: risco de temporais

No Rio Grande do Sul, ventos marítimos mantêm pancadas de chuva isoladas, de fraca intensidade. 

Já em Santa Catarina e Paraná, a instabilidade será mais intensa, com pancadas desde a manhã e risco de chuva forte no interior durante a tarde.

O litoral do Paraná terá chuva entre fraca e moderada, enquanto o norte do estado segue firme e quente.

Centro-Oeste: instabilidades localizadas

O fluxo de umidade mantém pancadas de chuva irregulares no norte e oeste de Mato Grosso e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul. As chuvas podem vir com forte intensidade, raios e rajadas de vento.

Em Goiás, Distrito Federal e outras áreas de MT, o tempo segue firme, com calor e baixa umidade em níveis críticos.

Nordeste: chuva no litoral, calor no sertão

Na faixa leste do Nordeste, entre Bahia e Rio Grande do Norte, ventos marítimos favorecem pancadas de chuva. Entre Alagoas e Pernambuco, os volumes podem ser mais fortes em alguns períodos.

Já o interior nordestino segue com padrão de calor intenso, baixa umidade e risco elevado de queimadas.

Norte: instabilidades irregulares

No Norte, as pancadas de chuva se concentram no Amazonas e em Roraima, com intensidade moderada a forte. Também deve chover em áreas do Acre, Rondônia e oeste do Pará.

Já o Amapá e o Tocantins permanecem sob predomínio de sol e tempo firme.