Temporais com granizo atingem RS, enquanto calor de 40 °C castiga o Centro-Oeste
Previsão indica chuva intensa no Sul, ar seco em São Paulo e pancadas irregulares no Nordeste e Norte
O Brasil terá uma terça-feira (2) marcada por contrastes climáticos. Enquanto uma frente fria mantém temporais com risco de granizo no Rio Grande do Sul, o Centro-Oeste deve enfrentar calor intenso, com temperaturas chegando a 40 °C em Cuiabá (MT).
No Sudeste, a chuva se concentra no litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, mas o interior segue sob ar seco. Já no Nordeste e no Norte, as pancadas de chuva ocorrem de forma irregular, com risco de temporais em alguns pontos.
A frente fria estacionária mantém o tempo instável no Rio Grande do Sul, com pancadas de chuva isoladas já pela manhã. À tarde e à noite, os temporais ganham força, acompanhados de raios, rajadas de vento e queda de granizo.
As áreas mais críticas são a fronteira oeste, a campanha e o sul gaúcho, mas a Região Metropolitana de Porto Alegre também pode registrar chuva forte ao longo do dia. Apenas no norte, na serra e no litoral norte o risco é menor.
Os ventos se intensificam na faixa leste e no litoral, com rajadas que podem ultrapassar os 50 km/h. O mar permanece agitado na costa dos três estados do Sul.
" />

Em Santa Catarina e no Paraná, há chance de pancadas fracas a moderadas no leste e litoral, enquanto o interior segue seco. No norte paranaense, a baixa umidade do ar deve cair para menos de 20% à tarde.

Sudeste: chuva no litoral e ar seco no interior
A circulação de ventos oceânicos mantém o céu encoberto e pancadas de chuva no Espírito Santo, onde há risco de acumulados expressivos, inclusive em Vitória.
Em Minas Gerais, a chuva deve ser fraca e isolada, com maior nebulosidade na região central e metropolitana de Belo Horizonte.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o tempo firme predomina, com sol e temperaturas em elevação. Rajadas de vento persistem na faixa leste paulista e no sul fluminense. No interior paulista e no oeste mineiro, a umidade relativa do ar deve cair abaixo de 20% à tarde.
São Paulo: calor e ar seco
No estado paulista, o tempo segue firme, exceto no leste, que pode registrar chuviscos. À noite, há chance de nevoeiros densos, mas que se dissipam pela manhã.
As temperaturas ficam elevadas durante o dia: 16 °C a 28 °C em São Paulo e até 32 °C em São José do Rio Preto. O ar seco aumenta o risco de queimadas e exige atenção à hidratação.
Centro-Oeste: calor extremo e alerta de baixa umidade
O sol predomina em grande parte da região. Em Mato Grosso, pancadas de chuva podem ocorrer no oeste e noroeste, mas o destaque é o calor extremo: Cuiabá pode registrar 40 °C, a maior entre as capitais.
No Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, o tempo segue seco, com índices de umidade entre 20% e 30%, chegando a níveis críticos em algumas áreas.
Nordeste: pancadas irregulares e risco de temporais na Bahia
A infiltração de ventos marítimos mantém a chuva na faixa leste da região. No litoral sul da Bahia, há risco de temporais isolados. Entre Salvador e Recife, a atenção é para chuva forte com raios.
No agreste baiano e pernambucano, pancadas moderadas podem ocorrer ao longo do dia. O litoral do Maranhão também terá chuva, enquanto o interior segue com tempo firme, calor e baixa umidade.
Norte: temporais no Acre e instabilidade no Amazonas
A instabilidade permanece sobre Rondônia, Acre e Amazonas, com pancadas fortes e risco de ventania no Acre. Pode chover forte também no litoral do Pará e no extremo oeste de Roraima.
Nas demais áreas, o tempo segue aberto e abafado. O Tocantins permanece sob ar seco, com alerta para baixa umidade à tarde.







Comentários (0)
Comentários do Facebook