Subvenção ao agro: Mudança na lei abre espaço para governo recompor recursos

Publicado no dia 22/04/2021 às 16h18min
Comentaristas do Canal Rural afirmam que, agora, só depende da equipe do presidente Jair Bolsonaro tomar a decisão para beneficiar a agropecuária

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PNL) que altera a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), o que permitirá bloqueios de verbas orçamentárias não obrigatórias no montante correspondente à necessidade de recursos para despesas obrigatórias. Com isso, os comentaristas Benedito Rosa e Miguel Daoud afirmam que abre-se uma brecha para recomposição dos recursos para subvenção do crédito agrícola, seguro rural e apoio à comercialização. Agora, segundo eles, depende apenas do Executivo.

“As mudanças não garantiam, mas permitiram uma eventual recuperação dos cortes do Orçamento do Ministério da Agricultura”, afirma Benedito Rosa. “A expectativa é positiva de que, ao longo do ano, com créditos extraordinários, possa-se recuperar boa parte dos créditos cortados, em especial para o Pronaf”, complementa.

Daoud frisa que o espaço está lá e que Bolsonaro deve suprir a necessidade do setor no próximo Plano Safra, com foco na agricultura familiar. “Não existe motivo para não atender essa reinvindicação”, afirma.

Segundo Daoud, o elogio do presidente ao agronegócio, em discurso na Cúpula do Clima, deixa claro que o setor vem fazendo sua parte para produzir mais e melhor, de forma sustentável. “Não tem porque penalizá-lo, especialmente a base da pirâmide, que é o pequeno e médio produtor, que tem um papel importantíssimo na cadeia”, diz.

O comentarista Miguel Daoud afirma que há condição, inclusive, para o governo federal oferecer mais recursos do que os projetados antes dos cortes.

Fonte: Canal Rural

ÚLTIMAS

Cotações - Boi gordo

27 de outubro de 2021 às 16:06:08

Cotações - Vaca gorda

27 de outubro de 2021 às 16:04:07

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br