Tensão Brasil X EUA pode afetar fornecimento de fertilizantes
Mais inflação? Redução no abastecimento do insumo russo pode impactar diretamente o custo da produção
A tensão entre Brasil e Estados Unidos também está impactando o setor de fertilizantes: com atritos diplomáticos e comerciais, cresce o temor de que o país receba menos produtos vindos da Rússia — uma das principais fontes desse insumo.
Com os EUA pressionando seus aliados para reduzir relações com governos e empresas russas, empresas brasileiras estariam considerando diversificar seus fornecedores, sobretudo diante de possíveis novas sanções ou restrições logísticas.
Especialistas alertam: o Brasil depende bastante dos fertilizantes russos, especialmente para culturas como milho, soja e algodão.
Os fertilizantes russos estão no topo da lista dos mais importados pelo Brasil, seguidos de pertinho pelos de Belarus.
Respondem por cerca de 30% da demanda por insumos como ureia, fosfato monoamônico (MAP) e cloreto de potássio. Depois, aparecem China (18%), Canadá (12%), Marrocos (7%) e Egito (5,5%). Os Estados Unidos representam apenas 3% das importações brasileiras.
Uma eventual redução no abastecimento pode encarecer o fertilizante e trazer impacto direto no custo da produção — de insumos à colheita.

Em contextos como os de agora, de sanções econômicas e pressões geopolíticas, cadeias produtivas sensíveis como a de fertilizantes podem sim ser afetadas.
Próximos Dias
Uma reunião entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump deve ocorrer nos próximos dias. O encontro foi proposto pelos americanos, e os russos já estão iniciando os preparativos para realização da agenda.
Ainda não foi divulgado onde o encontro será realizado. Há especulações sobre a possibilidade de Putin estar na capital dos Emirados Árabes Unidos nesta quinta-feira — um cenário que poderia acolher essa cúpula informal.
Não houve nenhuma cúpula entre os líderes dos EUA e da Rússia desde que Putin e Joe Biden se encontraram em Genebra em junho de 2021.







Comentários (0)
Comentários do Facebook