Inmet emite alerta vermelho para baixa umidade em 5 estados e no Distrito Federal
Instituto ressalta que a baixa umidade aumenta o risco de incêndios florestais e pode causar problemas de saúde
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (22) um alerta vermelho, que indica grande perigo, devido à baixa umidade do ar em Mato Grosso, Goiás, Tocantins, parte de Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
A umidade relativa pode cair para abaixo de 12% durante a tarde.
O alerta, válido entre 13h e 18h de hoje, abrange todo o Distrito Federal e áreas do Leste, Centro, Norte e Noroeste de Goiás. Também estão incluídos o extremo Oeste da Bahia, o Noroeste de Minas, as regiões Oriental e Ocidental do Tocantins e o Nordeste de Mato Grosso.

Alerta laranja em outros estados
Além disso, o Inmet mantém um alerta laranja para baixa umidade, que indica perigo, em vigor entre 13h e 20h desta sexta-feira.


Nesse caso, os índices devem variar entre 20% e 12%, atingindo não apenas as áreas já incluídas no alerta vermelho, mas também parte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Riscos à saúde e recomendações
O instituto ressalta que a baixa umidade aumenta o risco de incêndios florestais e pode causar problemas de saúde, como ressecamento da pele, dor de cabeça, irritação nos olhos, nariz e boca, além de favorecer doenças pulmonares.
As recomendações são:
-
beber bastante líquido;
-
evitar exposição ao sol nos horários mais quentes;
-
usar umidificadores e hidratar a pele;
-
não praticar atividades físicas intensas no período;
-
evitar bebidas diuréticas, como café e álcool.
Próxima semana deve registrar nova friagem
Enquanto a baixa umidade preocupa parte do país, o Sul e o Centro-Oeste se preparam para a chegada de uma frente fria no fim de semana.
O sistema deve provocar chuvas de até 70 mm no Sul e, em seguida, derrubar as temperaturas, com risco de geada no Rio Grande do Sul no início da próxima semana.
No sábado (23), o ar frio avança sobre o Mato Grosso do Sul, seguido por Mato Grosso no domingo (24). Em Campo Grande, a máxima prevista é de 25°C, enquanto Cuiabá deve registrar 30°C. Os menores valores se concentrarão na metade oeste de Mato Grosso.
Na segunda-feira (25), a massa de ar frio deve alcançar Rondônia e Acre, com mínima de 20°C em Porto Velho e Rio Branco, representando queda de até 5°C e 3°C, respectivamente. No sul do Amazonas, a redução pode chegar a 3°C.
Esse será o sétimo episódio de friagem de 2025.







Comentários (0)
Comentários do Facebook