Geada deve se espalhar por seis estados; veja onde
Extremos: enquanto o Sul encara temperatura glacial, o Centro-Norte pode registrar calor intenso
Depois de um fim de semana com neve em pontos altos do Sul, a próxima expectativa dos meteorologistas é de geada generalizada — abrangendo desde o Rio Grande do Sul até o centro-sul paulista, passando pela Serra da Mantiqueira.
A sensação de frio continua, com preparação obrigatória nos cerrados de altitude. Mas cuidado: enquanto o Sul encara temperatura glacial, o Centro-Norte pode registrar calor intenso.
Um contraste climático que exige atenção redobrada no campo e nas estradas.
Segue o frio
Os últimos dias foram dominados pelo frio intenso no centro-sul do país, com registros de neve em localidades como Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim (SC).
E ainda tem mais: uma massa de ar polar continua em atuação, estendendo seu efeito gelado até quarta-feira (13).

A previsão indica que a geada se espalhe por áreas como a Campanha Gaúcha, o centro e norte do Rio Grande do Sul, a região central de Santa Catarina e do Paraná — além do centro-sul de São Paulo.
Municípios de maior altitude na Serra da Mantiqueira — englobando zonas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro — também devem registrar geada, especialmente em áreas serranas do estado fluminense.
Com a atmosfera ainda dominada por essa massa de ar frio, há expectativa de geada variando de moderada a forte em áreas mais elevadas, considerando condições de tempo estável e céu limpo.
Agosto será marcado por extremos climáticos. Enquanto uma nova massa polar ameaça trazer frio até com neve — especialmente no Sul —, há previsão de ondas de calor no Centro-Norte do Brasil.
Isso mostra a intensidade das discrepâncias meteorológicas que o país enfrenta nesta época do ano.







Comentários (0)
Comentários do Facebook