Fórum discute soluções para gargalos logísticos do agronegócio brasileiro

Com programação de mais de oito horas, o Fórum contará com dois painéis e uma palestra sênior.

Fórum discute soluções para gargalos logísticos do agronegócio brasileiro
Ilustrativa

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em parceria com a Associação Mato-Grossense de Produtores de Algodão (Ampa) e a Aprosoja Brasil, realiza em Brasília, no dia 10 de setembro, o primeiro Fórum Geopolítica e Logística. O evento vai debater estratégias para melhorar a competitividade do agronegócio brasileiro e agilizar o escoamento das safras, frente às mudanças no mercado global.

Com programação de mais de oito horas, o Fórum contará com dois painéis e uma palestra sênior. No primeiro painel, representantes do Ministério dos Transportes, Observatório IBI, Marinha e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) discutirão a diversificação dos modais de transporte. O segundo abordará atuação das agências reguladoras, gargalos da infraestrutura e desafios para o abastecimento, com participação de autoridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (ANEA) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Entre os principais desafios apontados pelos organizadores está o transporte interno das safras, que ainda depende fortemente das rodovias: cerca de 60% do volume de grãos é transportado por caminhões, contra 30% por ferrovias e 10% por hidrovias. Segundo Marcio Portocarrero, diretor executivo da Abrapa, “a produção agrícola brasileira está em constante expansão, porém o sistema de escoamento não consegue acompanhar esse crescimento, o que acarreta problemas em toda a cadeia da exportação”.

O custo do transporte interno também compromete a competitividade internacional. Estudo da Esalq-LOG em parceria com o USDA aponta que transportar grãos de Mato Grosso até Xangai, via Porto de Santos, custou em 2024 cerca de US$ 116 por tonelada, sendo US$ 84 referentes ao trecho terrestre de 2 mil km. Décio Tocantins, diretor da Ampa, ressalta que “o transporte interno encarece o produto brasileiro, impactando diretamente o produtor”.

Para Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil, os gargalos logísticos limitam a capacidade do país de atender à demanda global.

“Estradas em más condições, portos sobrecarregados e a falta de novos investimentos comprometem a competitividade brasileira”, afirmou.

O Fórum será encerrado com palestra de Marcos Troyjo, ex-presidente do BRICS, que abordará perspectivas geopolíticas e econômicas para o setor agropecuário diante do cenário global.

 

Com informações da Aprosoja Brasil