Brasil abre mercado de carne bovina em São Vicente e Granadinas e chega a 403 habilitações desde 2023

A abertura consolida a estratégia de diversificação de mercados adotada pelo Brasil e reforça a presença do agronegócio nacional na região do Caribe.

Brasil abre mercado de carne bovina em São Vicente e Granadinas e chega a 403 habilitações desde 2023
Ilustrativa

O governo brasileiro concluiu negociação sanitária com São Vicente e Granadinas que permitirá a exportação de carne bovina, produtos cárneos e miúdos bovinos para o país caribenho. A abertura consolida a estratégia de diversificação de mercados adotada pelo Brasil e reforça a presença do agronegócio nacional na região do Caribe.

Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 288 milhões em produtos agropecuários para países da Comunidade do Caribe (Caricom), bloco do qual São Vicente e Granadinas é membro. A carne bovina deve se somar a essa pauta, ampliando as oportunidades para pecuaristas e frigoríficos brasileiros.

Com o anúncio, o governo atinge a marca de 403 aberturas de mercado para produtos agropecuários desde o início de 2023. O avanço resulta do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em articulação para ampliar a inserção internacional da produção brasileira.

Segundo fontes do setor, a ampliação das vendas externas para novos destinos fortalece a competitividade do agronegócio, especialmente em um cenário de disputas comerciais globais e de busca por maior segurança alimentar por parte de países importadores.

 

Com informações do Mapa