Ciclone extratropical traz risco de temporais e ventos de até 90 km/h no Sul
Temperaturas continuam elevadas no interior do Brasil
A formação de um ciclone extratropical entre o nordeste da Argentina e o Uruguai deve provocar instabilidades e ventos fortes nesta terça-feira (19) sobre a Região Sul, segundo a Climatempo.
No Rio Grande do Sul, a chuva se espalha já pela manhã em todo o estado e persiste ao longo do dia. As rajadas chegam a 70 km/h no interior e até 90 km/h no litoral e no leste gaúcho.
As áreas mais críticas são o noroeste, missões, região central, fronteira oeste, campanha e sul, onde há risco de temporais intensos, com granizo já nas primeiras horas do dia.
Em Porto Alegre, a previsão é de chuva moderada entre a madrugada e o início da manhã. Nos vales, norte e costa doce, há risco de chuva forte acompanhada por raios.
Em Santa Catarina, a instabilidade se concentra no extremo oeste, com risco de chuva forte à noite. No leste e no litoral, a circulação de umidade mantém a nebulosidade e chuvas fracas ocasionais. O mar permanece agitado na faixa costeira entre RS e SC.
No Paraná, o cenário é dividido: litoral úmido devido à influência oceânica, interior mais seco e alerta para baixa umidade no norte do estado. No oeste, sudoeste e sul, há risco de temporais no fim do dia.

Sudeste: frio e vento
No Sudeste, de acordo com a Climatempo, a circulação de umidade vinda do oceano mantém a chance de chuva fraca a moderada no litoral sul de São Paulo.
No restante do estado, assim como em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o tempo segue firme com sol e variação de nuvens.
No extremo sul de Minas e na Serra da Mantiqueira, há possibilidade de geada ao amanhecer. Durante o dia, o vento ganha intensidade, com rajadas de até 50 km/h no interior paulista, mineiro e fluminense.
À tarde, a baixa umidade persiste em grande parte do interior paulista e no oeste mineiro.
Centro-Oeste: ventania e baixa umidade
No Centro-Oeste, a frente fria associada ao ciclone deve trazer instabilidades a Mato Grosso do Sul. No oeste, sudoeste e sul do estado, há risco de chuva forte e temporais com rajadas de até 90 km/h. Em Campo Grande, não deve chover de forma significativa, mas o vento será intenso.

Já o norte sul-mato-grossense terá tempo firme e baixa umidade, com índices abaixo de 12% à tarde.
Em Mato Grosso, pode chover de forma isolada no noroeste a partir da tarde, mas o calor predomina e a umidade também atinge níveis críticos no sul e sudeste. Goiás e o Distrito Federal permanecem sob calor intenso e tempo seco.
Nordeste: risco de chuva forte no litoral
No Nordeste, ventos oceânicos mantêm a umidade sobre a costa leste. Há risco de chuva forte em Sergipe e Pernambuco e possibilidade de temporais no litoral de Alagoas. No sertão e no meio-norte, o tempo segue firme, com calor intenso e queda acentuada da umidade no período da tarde.
Norte: instabilidades isoladas
Na Região Norte, a circulação de ventos em altos níveis favorece pancadas isoladas de chuva no Amazonas, Acre e Rondônia, principalmente à tarde.
Já em Roraima, Amapá e no extremo norte do Amazonas, a chuva pode ser mais expressiva. Pará e Tocantins seguem com tempo firme e alerta para baixa umidade relativa do ar.







Comentários (0)
Comentários do Facebook