Previsão do Tempo: fim de semana tem calor intenso em boa parte do país e risco de temporais

Regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste entram em alerta para índices de radiação ultravioleta, que estarão em níveis extremos

Previsão do Tempo: fim de semana tem calor intenso em boa parte do país e risco de temporais
Ilustrativa

Sol forte e pancadas de chuva durante o dia. Essa tem sido a tônica climática de 2026 durante boa parte do Brasil, um padrão típico de verão no país.

E será assim neste final de semana, com temperaturas elevadas e calor intenso dominando grande parte das regiões, embora sistemas atmosféricos isolados também indiquem instabilidade e chances de temporais nos próximos dias, seguidos de sensação de abafamento.

Em São Paulo, termômetros podem bater os 35°C; no Rio de Janeiro a temperatura sobe com mais força, podendo ultrapassar os 40º na segunda-feira (12).

Tanto no Sudeste, quanto no Nordeste e no centro-oeste, neste final de semana, a situação também é de alerta para os índices de radiação ultra violeta (UV), que estarão em níveis extremos.

Sudeste

No Sudeste, o calor se intensifica a partir deste sábado (10), predominante já no início do dia com umidade maior à tarde, gerando condições para pancadas de chuva isoladas com raios, principalmente em áreas do interior e divisas com outros estados. 

Em São Paulo, por exemplo, a previsão para esta sexta-feira indica sol entre algumas nuvens e calor típico de verão, com chance de chuvas rápidas à tarde ou no início da noite em pontos específicos, como na divisa com o estado do Paraná.

As temperaturas variam entre 19 °C e 32 °C, com sensação de abafamento ao longo do dia. Região deve ficar alerta com baixa umidade do ar, que deverá registrar valores menores a 30% em diversas áreas do interior paulista.  

Centro-Oeste

A onda de calor atinge forte o Centro-Oeste, com termômetros disparando e sensação de abafamento para quem atua no campo e nas cidades. 

Em várias localidades, as máximas podem bater os 35°C, com umidade ainda elevada à tarde, favorecendo nuvens carregadas e chuva passageira em boa parte da região. 

O calor mais extremo é esperado em Cuiabá, no Mato Grosso, com máxima de 35°C no sábado (10) e no domingo (11).

Sul

No Sul, apesar da influência de uma massa de ar quente sobre o país, a aproximação de um sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) pode trazer maior instabilidade e mudanças na temperatura, que pode cair em boa parte do estado.

 

Há expectativa de tempo instável com risco de temporais, ventos fortes e chuva em algumas áreas, sobretudo no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina e Paraná. Rajadas de vento nessas regiões também são ponto de atenção das autoridades.  

Norte

No Norte do país, os dias continuarão quentes e úmidos, com temperaturas elevadas e sensação térmica alta. A combinação de calor e umidade favorece a formação de nuvens e pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite, típicas da estação. 

Sistemas de baixa pressão podem intensificar temporariamente as instabilidades. 

Nordeste

A região Nordeste segue com céu predominantemente ensolarado, tempo seco e calor forte, com máximas acima dos 30°C em boa parte dos estados. 

A umidade relativa do ar pode ficar baixa no interior, aumentando a sensação de calor durante o dia, com possibilidade de chuva fraca no fim das tardes apenas em áreas isoladas.