Mato Grosso e Santa Catarina trocam experiências sobre rastreabilidade bovina

Publicado no dia 27/03/2024 às 17h36min
Diretores do Imac buscam conhecimento para acelerar programas em andamento

Legenda: Imac troca experiências sobre rastreabilidade bovina com instituições de Santa Catarina

Fonte: Reprodução/CNA

PECUÁRIA

Sistemas de controle e segurança alimentar é um assunto importante na pecuária de corte. E para aprimorar ainda mais o conhecimento nessa área, diretores do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) conheceram o modelo de rastreabilidade bovina pioneiro de Santa Catarina.

O objetivo da troca de experiência é trazer toda a segurança para a manutenção da qualidade dos animais produzidos para Mato Grosso.

Durante a visita técnica realizada nesta semana, os diretores Bruno de Jesus Andrade (técnico operacional) e Paula Sodré Queiroz (executiva) visitaram in loco a implementação da rastreabilidade bovina realizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) junto com o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa).

A rastreabilidade individual na pecuária de corte é uma ferramenta que centraliza todo o registro de ciclo de vida do animal, podendo proporcionar maior controle sanitário e socioambiental no setor. O diretor técnico operacional, Bruno de Jesus Andrade, destaca a importância de aprimorar esse conhecimento para ter mais qualidade e segurança.

“O Estado de Santa Catarina foi pioneiro na implementação da rastreabilidade, teve diversos desafios no início da sua implementação e nós viemos conhecer. Aprender para realizar também a identificação e a rastreabilidade no rebanho de Mato Grosso, para trazer todas as seguranças e manutenção da qualidade dos animais que são produzidos. Então é esse o objetivo da nossa visita em Santa Catarina”, pontua Andrade.

Conforme a diretora executiva Paula Sodré Queiroz, o tema é relevante para Mato Grosso, já que o Estado é líder na criação, com pouco mais de 34 milhões de cabeças de gado, conforme os dados de 2023 do Instituto de Defesa Agropecuário do Estado (Indea-MT).

“Nosso papel enquanto Imac é promover a carne bovina mato-grossense e para tanto precisamos fortalecer a sustentabilidade, a qualidade e desenvolver a rastreabilidade. Já trabalhamos com várias ações voltadas para essas áreas e estamos sempre em busca de modelos que deram certo para contribuir com nossos projetos e programas desenvolvidos ou que estão em processo de implementação”, pontuou Paula.

A visita técnica foi realizada na terça-feira (26). Foram os responsáveis por receber os diretores do Imac e realizar a troca de conhecimento o médico veterinário e Diretor de Defesa Agropecuária da Cidasc, Diego Rodrigo Torres Severo e o também médico veterinário e gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal (Dedsa), Rosemberg Tartari.


Fonte: Imac.

Fonte: Agro+

ÚLTIMAS

Cotações - Boi gordo

26 de abril de 2024 às 12:35:42

Cotações - Boi gordo (Boi China)

26 de abril de 2024 às 12:34:01

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br