Geada retorna ao Sul, enquanto calor ultrapassa 35 °C no Sudeste e alcança 40 °C no Centro-Oeste

Matopiba segue sob forte calor e alerta de baixa umidade do ar nesta quinta-feira

Geada retorna ao Sul, enquanto calor ultrapassa 35 °C no Sudeste e alcança 40 °C no Centro-Oeste
Ilustrativa

O Brasil segue sob um padrão climático marcado por contrastes  nesta quinta-feira (11). Enquanto geadas voltam a aparecer em pontos do Sul, o calor e a baixa umidade atingem níveis críticos no Sudeste e Centro-Oeste, com termômetros chegando a 40 °C.

No Norte, instabilidades provocam temporais, e no Nordeste há chance de chuva fraca no litoral, mas o interior permanece seco e quente.

A Região Sul terá um dia de tempo firme, sem previsão de chuva significativa. No alto da serra catarinense e em áreas elevadas do sul paranaense, há chance de geada nas primeiras horas.

O Rio Grande do Sul segue sob influência de alta pressão, com céu limpo e temperaturas mais baixas.

Em Santa Catarina, o sol predomina entre poucas nuvens, enquanto o Paraná registra tempo aberto, exceto no sudoeste, onde instabilidades vindas do Paraguai podem provocar pancadas de chuva isoladas com raios.

Sudeste

O tempo segue firme em toda a região, com destaque para o calor intenso e a baixa umidade do ar. As máximas ultrapassam 35 °C no interior de São Paulo e Minas Gerais.

Minas Gerais: céu parcialmente nublado a claro no Jequitinhonha, Rio Doce, Mucuri e Zona da Mata; nas demais áreas, tempo aberto com névoa seca. Mínima de 8 °C e máxima de 38 °C.
São Paulo: sob influência de ar seco, o estado terá sol e poucas nuvens. Nevoeiros isolados podem ocorrer na faixa leste durante a madrugada. A umidade no interior pode cair a 20%. Na capital, temperaturas variam de 12 °C a 31 °C; em Jales, entre 17 °C e 35 °C.
Centro-Oeste

O sol predomina em boa parte da região, mas algumas áreas terão instabilidades. No extremo norte e noroeste de Mato Grosso, há risco de pancadas isoladas de chuva. No oeste e sul de Mato Grosso do Sul, as instabilidades vindas do Paraguai podem gerar pancadas fortes com raios e trovoadas. Goiás e o Distrito Federal permanecem em alerta para baixa umidade, com índices abaixo de 12% em várias localidades. As máximas podem chegar a 40 °C.


Nordeste

Na faixa litorânea, a umidade do oceano favorece pancadas fracas e localizadas, com destaque para chuva moderada em Maceió (AL) e João Pessoa (PB). No Recôncavo e litoral norte da Bahia também pode chover de forma pontual.

No entanto, a maior parte da região continua seca e quente, especialmente no Matopiba que segue sob alerta de calor intenso e baixa umidade.

Norte

Instabilidades se concentram entre Amazonas, Rondônia e Roraima, com risco de temporais.

No Acre, também pode chover de forma localizada e intensa. No Pará, a instabilidade se concentra no litoral, incluindo Belém. Amapá e Tocantins terão sol e calor, mas no Tocantins a baixa umidade volta a ser destaque à tarde, com índices em níveis de atenção e até alerta.