Desempenho exportador das carnes em agosto e nos oito primeiros meses de 2025

Em agosto, consideradas as médias diárias embarcadas, as três carnes apresentaram resultado positivo em relação ao mesmo mês do ano passado

Desempenho exportador das carnes em agosto e nos oito primeiros meses de 2025
Ilustrativa

Em agosto, consideradas as médias diárias embarcadas, as três carnes apresentaram resultado positivo em relação ao mesmo mês do ano passado: o volume da carne suína aumentou 6,35%, o da carne de frango 10,11% e o da carne bovina excepcionais 29,41%.

Mas como este agosto teve um dia útil a menos que um ano atrás, no cômputo mensal esses resultados sofreram alguma diluição: no mês, o volume de carne suína aumentou apenas 1,52%, o de carne de frango 5,11% e o de carne bovina 23,53%.

Já em relação aos preços, a variação positiva ficou limitada às carnes suína e bovina, com ganhos de, respectivamente, 4,90% e 26,27%. Ou seja: o preço médio alcançado pela carne de frango apresentou forte retrocesso, caindo mais de 15% em relação em agosto de 2024.

Como efeito – e novamente pela média diária – a receita cambial da carne de frango sofreu queda anual de 6,77%, enquanto a da carne suína aumentou 11,56% e a da carne bovina superou em 63,41% o resultado de um ano atrás.

Tais desempenhos, claro, também sofreram alguma diluição na somatória do mês. Mas, ainda assim, a receita da carne bovina em agosto foi quase 56% maior que a de um ano atrás, enquanto a da carne suína aumentou perto de 6,5%. Quer dizer: novamente a carne de frango registrou resultado negativo, sua receita no mês recuando mais de 10% em comparação a agosto de 2024.

No tocante aos acumulados entre janeiro e agosto e considerados, respectivamente, volume e receita cambial – a carne bovina apresenta avanços de 15% e 34%, a suína de 12,84% e 24% e a de frango quedas de 1,64% e 1,99%

Fonte: AviSite
Autor:Redação