Imaflora realiza evento sobre desafios da pecuária bovina brasileira

Diante do cenário de disputas comerciais e da crescente demanda por produtos livres de desmatamento, os debates em Brasília pretendem reforçar a necessidade de transparência, rastreabilidade e regularização ambiental como diferenciais de competitividade.

Imaflora realiza evento sobre desafios da pecuária bovina brasileira
Ilustrativa

Nos dias 21 e 22 de outubro, Brasília receberá dois grandes encontros promovidos pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) com o objetivo de discutir os rumos da pecuária bovina brasileira em um contexto de desafios climáticos, exigências de rastreabilidade e novas oportunidades no mercado internacional, especialmente na China.

O primeiro evento, marcado para o dia 21, terá como foco o potencial de crescimento do Brasil no comércio de carne bovina com o país asiático, abordando questões sanitárias e socioambientais necessárias para consolidar essa relação. No dia seguinte, ocorrerá a terceira edição dos Diálogos Boi na Linha, voltada à discussão de políticas públicas e estratégias para uma agropecuária mais sustentável, inclusiva e competitiva.

Entre os nomes confirmados estão representantes dos ministérios da Agricultura e Pecuária (Carlos Goulart e Marcel Moreira) e do Meio Ambiente (André Lima), além de executivos do setor financeiro, do Banco Central e da indústria da carne, como João Adrien (Itaú BBA), Cíntia Céspedes (Febraban) e Ana Doralina (Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável). Também participarão membros do Ministério Público Federal e autoridades do Pará e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O encontro contará ainda com a presença de representantes do trade chinês da carne, como Xing Yanling, da Tianjin Meat Association, e Amy Ku, da Cofco International. Segundo Marina Guyot, gerente de Políticas Públicas do Imaflora, a iniciativa busca “unir interesses comerciais com avanços concretos na agenda socioambiental da pecuária”.

Com um rebanho de 196 milhões de cabeças e exportações que somaram US$ 12,8 bilhões em 2024 — quase metade destinadas à China —, o Brasil é um dos principais fornecedores globais de carne bovina. Diante do cenário de disputas comerciais e da crescente demanda por produtos livres de desmatamento, os debates em Brasília pretendem reforçar a necessidade de transparência, rastreabilidade e regularização ambiental como diferenciais de competitividade.

Os encontros acontecerão no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), reunindo representantes do setor público, privado e da sociedade civil. O Imaflora destaca que a iniciativa visa fortalecer o diálogo multissetorial e apoiar a transição para uma pecuária de baixo carbono, economicamente viável e socialmente justa.

 

Com informações da assessoria de imprensa