Frente fria traz temporais ao Sul e chuva forte pelo Brasil nesta sexta-feira (16)

Dia será marcado pela virada do clima, seguido de chuvas e temporais isolados na região Sul e calor forte e sensação de abafamento nas demais regiões

Frente fria traz temporais ao Sul e chuva forte pelo Brasil nesta sexta-feira (16)
Ilustrativa

O clima desta sexta-feira (16) deverá ser diferente do padrão registrado nos últimos dias no Brasil, com o início de uma frente fria que avança pelo Sul do país, gerando possibilidade de chuvas fortes durante o dia nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

O dia será marcado pelas chuvas e temporais isolados com raios e rajadas de vento, além de áreas com risco de alagamentos em pontos vulneráveis, especialmente na região sul.

Em outras partes do país, o calor e sensação de abafamento continuam fortes, com possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde, cenários que reforçam a necessidade de atenção aos alertas da Defesa Civil e aos cuidados com exposição ao sol, qualidade do ar e volume de precipitação.

Região Sul

A chegada da frente fria traz o maior destaque do dia: tempo instável com temporais isolados, chuva forte, raios e ventos fortes em várias áreas do Sul, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

O Paraná também pode registrar eventos de chuva mais intensa ao longo da tarde e noite, com atenção a alagamentos pontuais.

Porto Alegre: manhã com tempo instável, à tarde início de frente fria e aumento de chance de chuva. Máxima de 34 °C.

Curitiba: sol entre nebulosidade pela manhã; chuva à tarde e à noite. Máxima de 29 °C.

Região Norte

O calor úmido permanece, com céu nublado e pancadas de chuva no decorrer da tarde e à noite, principalmente no Acre, Amazonas, Rondônia e norte do Pará. A instabilidade é típica da estação, com potencial para trovoadas isoladas.

Boa parte do estado segue com o restante do estado segue com tempo mais aberto, baixa umidade (abaixo de 30%) e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no nordeste do Pará.

Região Nordeste

Predomínio de sol e calor, com máximas elevadas na maior parte dos estados. Chuva isolada pode ocorrer no Maranhão e Piauí à tarde, mas em volume geralmente moderado.

A umidade ainda pode ficar baixa em áreas do interior, especialmente no interior baiano, aumentando a sensação de calor.

Região Centro-Oeste

Calor de verão continua, com sensação térmica alta e ocorrência de pancadas de chuva à tarde, que podem ser acompanhadas de trovoadas, especialmente em Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Essas precipitações são típicas do verão e podem vir de forma irregular.

Região Sudeste

Tempo quente e abafado com sol e aumento de nuvens ao longo do dia, seguido por possíveis pancadas de chuva e trovoadas no fim da tarde e à noite em pontos do interior de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e principalmente em São Paulo.

Entre o fim da manhã e o início da tarde, as instabilidades aumentam, com chuva forte e risco de temporal em São Paulo, no sul, sudoeste e Triângulo Mineiro, além do sul do Rio de Janeiro e litoral norte capixaba.

O que esperar no dia

Calor no Centro-Norte e Sudeste;

Chuva forte e temporais no Sul: atenção para possíveis transtornos com ventos fortes e acumulados elevados, com instabilidade passageira e pancadas de chuva à tarde em diversas regiões, mas de forma irregular.