Final de semana de Carnaval tem calor e tempo estável em boa parte do Brasil
Chuvas vão ficando gradualmente para trás, e foliões vão aproveitar os dias de festa com tempo mais firme e quente, mas ainda com pancadas passageiras
Nesta sexta-feira (13), o clima brasileiro começa a tomar outro rumo e as chuvas dos últimos dias começam a ficar gradualmente para trás.
Essa mudança reflete a ação de um sistema de alta pressão atmosférica, a Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que se aproxima do continente. Esse tipo de sistema tende a dificultar a formação de nuvens carregadas e reduzir a chuva generalizada, favorecendo um predomínio de sol e temperaturas mais altas, especialmente em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste neste fim de semana.
No Sudeste, a combinação de céu claro e sol firme vai elevar a sensação térmica, principalmente em áreas urbanas com pouco vento e muita superfície de concreto.
A sensação de calor também será reforçada pela maior amplitude térmica típica dessa época do ano, com manhãs mais amenas e tardes quentes, e pela umidade elevada em áreas litorâneas e de mata que intensificam o abafamento.
No Centro-Oeste, o cenário é semelhante: clima estável, poucas nuvens e poucas chuvas, com sol predominando e temperaturas elevadas ao longo do dia em grande parte da região, exceto em algumas áreas de Mato Grosso e sul de Mato Grosso do Sul, onde ainda pode haver instabilidade residual.
Devido ao calor, há possível elevação na demanda elétrica nas capitais do Sudeste e Centro-Oeste
A presença dessa alta pressão tende a manter o tempo mais firme pelo menos até o começo da semana que vem, embora a umidade ainda favoreça a formação de pancadas isoladas de chuva em áreas mais internas nas tardes e noites, como é comum no verão.
Região Norte
A sexta começa quente e úmida, com sol surgindo entre nuvens e pancadas de chuva isoladas à tarde ou noite, padrão típico do verão tropical.
Final de semana deve ser marcado por instabilidades e chances de chuvas isoladas, a partir desta sexta, em todas as regiões. Maiores volumes de água devem cair à tarde.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para quase toda a região, à exceção de Roraima, sudoeste do Amapá, noroeste do Pará e extremo-norte do Amazonas.
Mínima: 24°C e Máxima 33°C.
Região Nordeste
Predomínio de sol com períodos de nuvens mais carregadas e chance de chuva passageira, sobretudo no interior e próximo a serras. As praias e litorais seguem com tempo firme e clima agradável para o fim de semana.
A região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) terá um dia com alto índice de instabilidade e chuvas frequentes, impulsionadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da região Norte.
Previsão de pancadas de chuva a qualquer hora, com risco de temporais e altos acumulados em áreas da Bahia, Piauí e Maranhão, conforme alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Mínima de 25°C e Máxima de 34°C
Região Centro-Oeste
Céu claro e poucas nuvens predominam no fim de semana, com sol forte e calor. A pressão atmosférica inibe a formação de nuvens mais densas e chuvas mais fortes. Nas tardes, contudo, há chance de chuva fraca e pontual, nada generalizado e volumoso. O clima seco e quente segue típico do verão.

Em Mato Grosso do Sul, e em algumas áreas no sul de Goiás, o fim de semana será marcado por muito calor, sol forte e pouca chuva. Exceção fica para o Mato Grosso que pode registrar chuvas mais insistentes durante o final de semana.
Mínima de 20°C e Máxima de 35°C.
Região Sudeste
A ASAS favorece o tempo firme, com sol forte e poucas nuvens. Há possibilidade de chuvas isoladas e rápidas à tarde, mas de forma bem pontual.
A sensação térmica pode ficar elevada, especialmente em áreas urbanas e zonas de calor concentrado.
Sol mais forte no Rio de Janeiro, Zona da Mata Mineira, Sul de Minas, Espírito Santo e em boa parte da região litorânea de São Paulo. Atenção aos índices mais baixos de umidade do ar.
Mínima de 18°C e Máxima de 33°C.
Região Sul
A sexta feira começa com céu parcialmente nublado em muitos pontos, mas o padrão tende a registrar sol e calor em áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A chuva pode aparecer de forma isolada à tarde ou noite.
Mínima de 17°C e Máxima de 31°C.
Resumo geral
Sudeste e Centro-Oeste devem sentir as maiores elevações de temperatura e sol forte, com tempo mais estável devido à influência da alta pressão.
Norte e Nordeste seguem com calor e chuva típica de verão, intercalando sol e pancadas isoladas à tarde.
Sul também enfrenta calor e sol, com chuvas isoladas possíveis e clima típico de verão.








Comentários (0)
Comentários do Facebook