China conclui inspeção em granjas e frigoríficos no RS e avalia retomada das exportações de frango
Auditoria é considerada passo decisivo para reabertura do mercado chinês aos embarques de proteína animal do Brasil
Uma comitiva da China terminou na quarta-feira (24) a auditoria aos sistemas de defesa sanitária animal e de inspeção de produtos de origem animal no Rio Grande do Sul.
A missão é considerada decisiva para a reabertura do mercado chinês às exportações brasileiras de carne de frango, suspensas desde maio, quando foi confirmado um caso de gripe aviária em granja comercial na cidade de Montenegro (RS)..
A missão técnica, composta por seis auditores chineses, foi acompanhada por auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Também participaram fiscais estaduais da área de saúde avícola, vinculados ao Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDA/Seapi).

Visitas no campo e em frigoríficos
Na terça-feira (23), a delegação visitou uma granja de genética (matrizeiro) em São José do Hortêncio e uma propriedade de frango de corte em Pareci Novo. Já na quarta-feira (24), o grupo esteve em um abatedouro exportador em Bom Princípio.
Durante as inspeções, os auditores verificaram de perto as práticas adotadas no controle sanitário das propriedades e no funcionamento das plantas industriais.
De acordo com o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal do DDA/Seapi, Fernando Groff, a auditoria foi “a oportunidade de demonstrar a eficiência dos controles sanitários aplicados no Rio Grande do Sul, garantindo a condição de livre de doenças que impactam no mercado de exportação, como é o caso de doença de Newcastle e influenza aviária de alta patogenicidade”.

Crises recentes e recuperação do status sanitário
O setor avícola gaúcho foi afetado por duas ocorrências que motivaram a suspensão das vendas à China. Em julho de 2024, um foco isolado da doença de Newcastle foi registrado em Anta Gorda, no Vale do Taquari.
Em seguida, um caso de influenza aviária de alta patogenicidade foi confirmado em maio deste ano, em Montenegro.
Ambos os episódios foram rapidamente controlados. O status sanitário do Estado foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), e a quarentena em Montenegro foi encerrada em junho.
A resposta ágil reforçou a credibilidade do sistema brasileiro de defesa sanitária, considerado peça-chave para a sustentabilidade e a competitividade da avicultura nacional, reforçou o governo gaúcho em nota,
Próximas etapas da missão chinesa
A comitiva permanece no Brasil até o fim da semana. A agenda inclui visitas aos laboratórios federais do Recife, referência no diagnóstico da encefalopatia espongiforme bovina (mal da vaca louca), e de Campinas (SP), especializado na detecção de gripe aviária
O objetivo é avaliar a capacidade laboratorial brasileira e promover intercâmbio técnico entre os países.







Comentários (0)
Comentários do Facebook