Valor Bruto da Produção pecuária de MT deve crescer 7% em 2026, aponta Imea
“A expectativa é de valorização da arroba do boi gordo, sustentada pelo ciclo pecuário, com retenção de fêmeas e demanda firme por animais terminados”, prevê o instituto
O Valor Bruto da Produção (VBP) da pecuária de corte de Mato Grosso deve atingir R$ 42,10 bilhões em 2026, um avanço de 6,87% em relação ao resultado de 2025, estima o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“A expectativa é de valorização da arroba do boi gordo, sustentada pelo ciclo pecuário – fase de alta nos preços –, com retenção de fêmeas e demanda firme por animais terminados”, relata o Imea.
Na avaliação dos analistas do instituto, apesar de os abates terem se mantido aquecidos, a tendência em 2026 é de ajuste na oferta, com redução gradual diante da demanda robusta.
“Com isso, o principal vetor de crescimento do VBP em 2026 tende a ser o preço, mais do que o volume, reforçando o movimento de transição do ciclo”, ressalta.









Comentários (0)
Comentários do Facebook