Frente fria e ciclone mudam clima do Sul e Sudeste até o fim de semana

Resultado é uma combinação de sol pela manhã, clima ameno durante o dia e chuvas que podem se intensificar para tempestades

Frente fria e ciclone mudam clima do Sul e Sudeste até o fim de semana
Ilustrativa

Os eventos climáticos dos últimos dias no Brasil seguem resistentes nesta quinta-feira (29), com ocorrências bem típicas de verão em grande parte do território: calor, umidade e nuvens carregadas que se transformam em pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente à tarde e à noite.

Nos últimos dias, meteorologistas têm chamado atenção para a presença de sistemas que deixam o tempo mais instável, como uma frente fria atuando sobre o Sul e parte do Sudeste e um ciclone extratropical se formando próximo à costa do Sudeste, que devem influenciar o clima até o fim de semana.

O resultado é uma combinação de sol quente pela manhã, clima mais ameno durante o dia e formação de chuvas (que podem se intensificar para tempestades) em muitos pontos do país.

Sudeste

A quinta começa com sol e calor, mas a instabilidade cresce ao longo do dia. Em São Paulo e Minas Gerais há previsão de chuvas fortes em diversos pontos, especialmente à tarde, com risco de temporais em algumas regiões.

O tempo muda por conta da atuação da frente fria que avança pelo Sul e Sudeste, elevando a umidade e aumentando as nuvens carregadas.

A formação de um ciclone é esperada a partir de sexta-feira (30), o que eleva, e muito, o risco de chuvas mais pesadas e granizo em pontos localizados, como na grande São Paulo e Triângulo Mineiro.

Os totais de chuva previstos superam os 100 mm nas áreas da Serra da Mantiqueira, enquanto no litoral paulista os volumes podem ultrapassar 60 mm.

Para hoje no Rio de Janeiro o padrão é semelhante: calor de manhã, com chuva mais frequente à tarde e à noite.

• Mínimas: 19°C

Saiba mais

Com menos risco climático, sorgo ganha espaço e desponta como aposta forte da safrinha 2025/26

• Máxima: 34 °C

Sul

No Sul do Brasil, a influência da frente fria é mais clara e deixa o tempo bastante instável durante a quinta-feira.

As condições favorecem chuvas moderadas a fortes, com trovoadas e risco de temporais isolados, acompanhada de raios, ventos e chances de granizo, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina (norte catarinense, Vale do Itajaí e regiões serranas) e Paraná (região metropolitana de Curitiba).

O padrão é aquele típico de fim de tarde com nuvens carregadas que se formam rapidamente, seguidas de chuva forte em curtos períodos.

• Mínima: 18°C

• Máxima: 33 °C

Norte

O clima continua quente e úmido, com sol e períodos de nuvens mais concentradas ao longo da manhã. A umidade elevada favorece a formação de pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde e no fim da tarde, típicas do verão amazônico.

Mesmo com as chuvas, as temperaturas ficam elevadas.

• Mínima: 24°C

• Máxima: 35 °C

Nordeste

A quinta-feira também traz calor e umidade, com chance de chuvas passageiras e pancadas isoladas em grande parte da região, principalmente no interior e nas áreas mais ao norte.

As nuvens se desenvolvem ao longo da tarde, trazendo possibilidade de temporais rápidos e isolados, sem grandes volumes de água esperados.

• Mínima: 23°C

• Máxima: 34°C

Centro-Oeste

O Centro-Oeste segue com calor intenso e céu parcialmente nublado na maior parte do dia.

A combinação de ar quente e umidade favorece a formação de pancadas de chuva e trovoadas à tarde e à noite, principalmente em áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

A sensação térmica pode ficar acima das máximas oficiais durante as horas mais quentes.

Goiânia tem sol forte, formação de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. Campo Grande segue o padrão, com sol, algumas nuvens e possibilidade de chuva rápida durante o dia e à noite. Brasília amanhece com tempo nublado e alta probabilidade (80%) de chuva, com acumulados esperados. Cuiabá tem céu nublado e instável.

• Mínima: 21°C

• Máxima: 36 °C

Resumo da quinta-feira

No geral, a quinta-feira traz mais um dia de verão com calor e umidade elevada em todo o Brasil, combinados com chuvas que crescem principalmente no período da tarde e da noite.

Em regiões como o Sul e grandes áreas do Sudeste, a instabilidade pode vir com tempestades rápidas e intensidade maior, deixando o clima mais fresco depois das pancadas de chuva.