Preço do leite ao produtor acumula queda de 25,8% em 2025, aponta Cepea

Pressão de oferta, estoques elevados e importações sustentam recuo ao longo do ano, apesar da relativa estabilidade dos custos de produção

Preço do leite ao produtor acumula queda de 25,8% em 2025, aponta Cepea
Ilustrativa

A desvalorização real do preço do leite ao produtor acumulou queda de 25,8% ao longo de 2025, refletindo um ano marcado por oferta elevada, estoques pressionados e negociações travadas ao longo da cadeia de lácteos.

Em dezembro de 25, o valor captado caiu pelo nono mês consecutivo e fechou a R$ 1,9966 por litro na Média Brasil, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O recuo foi de 5,78% frente a novembro de 25 e de 25,79% na comparação com dezembro de 24, em termos reais, com valores deflacionados pelo IPCA de dezembro de 25.

A média anual, de R$ 2,5617/litro, ficou 6,8% abaixo da de 2024.

Os seguidos recuos no campo são explicados pelos altos estoques de derivados. Em 2025, a oferta de lácteos aumentou consideravelmente, impulsionada por investimentos realizados em 2024 e pelo clima favorável ao longo do ano.

De novembro a dezembro, o ICAP-L (Índice de Captação de Leite) caiu 0,41% na Média Brasil, mas, no acumulado do ano, subiu 15,4%.

Importações seguem elevadas e exportações recuam

Apesar de terem recuado em dezembro pelo segundo mês consecutivo, as importações ajudaram a manter elevados os estoques de lácteos no último bimestre de 2025.

No ano, foram adquiridos 2,21 bilhões de litros em equivalente leite, apenas 5,9% a menos que em 2024, ano de importações recordes. Além disso, os embarques recuaram 31,6% em 2025, para 67,58 milhões de litros em equivalente leite.

Nesse contexto, as negociações de lácteos entre indústrias e canais de distribuição continuaram pressionadas em dezembro.

Levantamento realizado pelo Cepea com apoio da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) mostra que, em dezembro, as médias da muçarela, do leite UHT e do leite em pó caíram 1,38%, 6,67% e 0,79%, respectivamente, em termos reais.

Margens do produtor seguem apertadas

A queda no preço do leite no campo vem estreitando as margens do produtor, mesmo com a relativa estabilidade dos custos em 2025. Pesquisa do Cepea aponta que, no acumulado do ano, o Custo Operacional Efetivo (COE) subiu ligeiro 0,57% na Média Brasil.

A valorização do milho também tem limitado o poder de compra do produtor: em dezembro, foram necessários 34,87 litros de leite para adquirir uma saca de 60 kg do grão, 9,04% a mais que no mês anterior (31,97 l/sc) e 21,7% acima da média dos últimos 12 meses (28,66 l/sc).