Temperaturas despencam no Sul após calor de 30°C

Nova massa de ar frio avançará sobre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Temperaturas despencam no Sul após calor de 30°C
ilustrativa

Foto: Freepik

As temperaturas vão cair na Região Sul a partir de quinta-feira (20), interrompendo o período de calor que marca o início desta semana. Segundo dados divulgados pela Meteored , uma nova massa de ar frio avançará sobre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e ganhará força principalmente na sexta-feira (21).

O contraste deve ser marcante. Em boa parte da região, os termômetros começam a semana próximos dos 30°C, mas esse cenário muda com o avanço do ar frio nos próximos dias. De acordo com a Meteored , a redução das temperaturas começa pelo Rio Grande do Sul e também alcança o Meio-Oeste de Santa Catarina e o Oeste e Sudoeste do Paraná ainda na quinta-feira.

Na sexta-feira, a massa de ar frio se espalha de forma mais ampla pelos três estados. A previsão indica o retorno de condições típicas de inverno para toda a Região Sul.

A entrada do frio ocorre após a passagem de uma frente fria e está relacionada à formação de um ciclone extratropical. O sistema deverá estar formado e se afastando pelo oceano na sexta-feira, favorecendo o avanço da massa de ar frio sobre o Sul do Brasil. Com isso, a principal mudança da semana será sentida nos termômetros. Depois de um começo marcado pelo calor, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná terão uma virada no padrão de temperatura, com o frio voltando a ganhar espaço a partir de quinta-feira e se intensificando na sexta.