CNA participa da oficina de criação do Polo de Agricultura Irrigada em Tocantins

Publicado no dia 10/07/2024 às 16h21min
Participaram da reunião o assessor de relações institucionais da FAET, Luiz Cláudio; a assessora técnica da CNA, Jordana Girardello; a Diretora de Irrigação, Larissa Rêgo; e o Diretor da ANA, Filipe Sampaio

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (9), da oficina de criação do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste de Tocantins, projeto que irá beneficiar sete munícipios da região.

A oficina foi realizada na cidade de Lagoa da Confusão e a assessora técnica da CNA Jordana Girardello destacou a importância de unir atores municipais, estaduais e federais para a expansão da irrigação na região.

“Trabalhamos os pontos forte e oportunidades de melhoria em quatro eixos, voltados para a infraestrutura, normativos e meio ambiente, financiamento, comercialização e valor agregado”, disse.

Segundo Jordana, a irrigação desempenha um papel essencial na região da Lagoa da Confusão. “Em uma área com variações climáticas significativas, a irrigação permite o cultivo de diversas culturas, como soja, arroz, milho e açaí. O uso de técnicas avançadas de irrigação contribui para o desenvolvimento econômico da região”.

Em 2020 foi publicada a Portaria nº 2.154 que estabelece a criação dos polos como parte das ações da Política Nacional de Irrigação (PNI) e de incentivo ao desenvolvimento regional. Atualmente, o Brasil conta com polos irrigados nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.

Em Lagoa da Confusão participaram da oficina produtores rurais, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), representantes da Associação dos Produtores do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Ministério da Agricultura, Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado de Tocantins, da Federação da Agricultura e Pecuária de Tocantins, e do Naturantins, órgão gestor de recursos hídricos e licenciamento.

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419

POR CNA

Fonte: CNA

Populares

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br