Por que o Brasil importa perus de genética norte-americana?
Durante décadas de estudos, o cruzamento entre diferentes raças de aves resultou em significativos ganhos genéticos para os criadores
As linhagens de perus domesticadas mais conhecidas são holandês branco, bourbon vermelho, mamouth bronzeado e beltsville branco e, existe, ainda, o caipira, que já é o resultado da mistura de raças.
Dentre tantas variações, os criadores identificam quais características dos animais podem ser aprimoradas através de múltiplos cruzamentos, gerando perus com maior desempenho produtivo.
Conheça os processos realizados nas granjas de matrizes de peruas
O Ligados & Integrados conversou com o Fernando Felicetti, gerente agropecuário da JBS, que explicou sobre as linhagens de perus mais utilizadas no Brasil:
“As mais adaptadas para nosso país são a mamouth bronzeado e beltsville branco, ambas indicadas para a produção de carne. Já trabalhamos com a linhagem Hybrid, mas hoje, a mais utilizada é a Nicholas”, comenta o especialista.
A opção pela linhagem Nicholas se deu devido a sua boa performance em conversão alimentar, que consiste na quantidade de carne produzida por quilo de alimento e, também, pelo alto rendimento da carcaça no abatedouro. Principalmente para a finalidade de corte, a Nicholas se sobressai sobre as demais linhagens.
Perus: criação exige atenções específicas como temperatura em 27 ºC
Os avozeiros, granjas de avós com as melhores linhagens genéticas, contudo, não são encontradas no Brasil, mas sim nos Estados Unidos. A JBS importa a tecnologia direto da casa genética. Dessa forma é possível adquirir somente a quantidade necessária de ovos, evitando desperdícios.
“Trazemos dos EUA os ovos férteis que são direcionados para o incubatório da JBS em Tatuí [SP]. Os ovos são incubados e eles nos encaminham a quantidade de machos e fêmeas suficientes para abastecer uma granja de recria. Em seguida, realizamos a transferência para a granja de produção”, explica Fernando.
As fêmeas são direcionadas para a recria em seu primeiro dia de vida, onde permanecem por cerca de um mês. Depois, a ave é transferida para um produtor integrado à JBS e, em seu ciclo de produção, é capaz de gerar em torno de 110 ovos.
Criar perus: veja as principais diferenças em relação à produção de frangos
Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura? Envie sua sugestão para ligados@canalrural.com.br ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819