JBS compra empresa europeia e expandirá portfólio de proteína vegetal

Publicado no dia 19/04/2021 às 11h02min
A transação, de 341 milhões de euros, envolve três fábricas e um centro de pesquisa e desenvolvimento localizados na Holanda, segundo a companhia brasileira


Maior empresa de proteína do mundo, a JBS anunciou a compra da Vivera, terceira maior produtora de proteína vegetal da Europa. Segundo a companhia brasileira, a aquisição custará 341 milhões de euros. A transação inclui três fábricas e um centro de pesquisa e desenvolvimento localizados na Holanda.

Atualmente, a Vivera oferta um portfólio de alimentos plant-based para grandes varejistas, em mais de 25 países europeus, com presença relevante na Holanda, Reino Unido e Alemanha.

De acordo com a JBS, a aquisição da Vivera fortalece e impulsiona a plataforma global de produtos plant-based da companhia brasileira. “A tendência global é de forte crescimento no consumo desse segmento. A operação vai ampliar o portfólio da JBS com uma marca consolidada na preferência dos consumidores, reforçando o foco da companhia em produtos de valor agregado”, diz.

A Vivera, atualmente a maior companhia independente de proteína vegetal da Europa, se soma às iniciativas da Seara, no Brasil, onde a Linha Incrível detém a liderança em hambúrgueres vegetais, e da Planterra, que conta com a marca OZO nos Estados Unidos.

“É um passo importante para o fortalecimento da nossa plataforma global de proteína vegetal. A Vivera traz musculatura para a JBS no setor de plant-based com conhecimento tecnológico e capacidade de inovação”, afirma Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.

Para fomentar seu espírito empreendedor, a JBS vai manter a Vivera como uma unidade de negócios autônoma, mantendo sua atual liderança. “Juntar forças com a JBS nos dá acesso a recursos significativos e capacidades para acelerar nossa atual trajetória de forte crescimento”, diz Willem van Weede, CEO da Vivera.

A transação, que foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração da JBS, está sujeita à validação das autoridades antitruste.

Fonte: Canal Rural