Chuva forte avança pelo Brasil e coloca Centro-Oeste e Norte em alerta
Instabilidades ganham força com calor e umidade, elevando o risco de temporais em várias regiões do país nesta quinta
A quinta-feira (26) será marcada por instabilidades em grande parte do Brasil, com alerta para temporais principalmente no Centro-Oeste e no Norte.
A combinação de calor, alta umidade, influência marítima e sistemas como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) favorece pancadas de chuva moderadas a fortes ao longo do dia em diversas regiões.
O tempo segue abafado, criando condições para a formação de nuvens carregadas.
No Sul, a influência marítima favorece chuvas desde o início do dia no litoral médio, Costa Doce e Região Metropolitana de Porto Alegre, com intensidade moderada a forte.
Nas demais áreas, a manhã começa mais firme, mas, ao longo do dia, o fluxo de umidade e o aquecimento estimulam pancadas no oeste, interior, faixa central e nordeste do Rio Grande do Sul, além de áreas de Santa Catarina e do Paraná, variando de moderadas a fortes.
No leste do Paraná, a chuva ocorre de forma mais moderada, enquanto no oeste catarinense e paranaense há possibilidade de precipitações fracas. À noite, as instabilidades diminuem, mas ainda há chance de chuva isolada e fraca no nordeste paranaense e no litoral gaúcho.
Sudeste
Há previsão de pancadas moderadas a fortes no norte, noroeste e Triângulo Mineiro, além do extremo norte de São Paulo. A influência marítima mantém chuvas fracas no litoral do Espírito Santo.
Pela manhã, há chance de chuva no interior e leste de Minas Gerais e no litoral norte do Rio de Janeiro, enquanto outras áreas começam com tempo mais firme.
Ao longo do dia, as instabilidades se intensificam com a atuação do VCAN, favorecendo pancadas em Minas Gerais e grande parte de São Paulo, com intensidade moderada a forte.
No sul fluminense e no litoral norte capixaba, a chuva também pode ser forte. Já em áreas do litoral e metade norte do Espírito Santo e nordeste mineiro, a chuva varia entre moderada e fraca. No leste de Minas, norte fluminense e áreas do sul e litoral, há chuva fraca com aberturas de sol. As temperaturas sobem, e as rajadas de vento podem chegar a 50 km/h na Região dos Lagos (RJ).
São Paulo
No estado de São Paulo, o dia será de sol entre muitas nuvens, mantendo a sensação de abafamento. Pela manhã, há possibilidade de nevoeiros na faixa leste, que se dissipam com o aquecimento.
A partir da tarde, a atuação de um cavado meteorológico favorece pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento, especialmente no oeste paulista. Nas demais áreas, as pancadas ocorrem de forma isolada, rápida e irregular.
Na capital, as temperaturas variam entre 18°C e 30°C. Em Araçatuba, os termômetros devem marcar entre 21°C e 31°C.
Centro-Oeste
O tempo segue instável em Mato Grosso, Goiás e grande parte de Mato Grosso do Sul desde o início do dia, com chuvas moderadas a fortes. Pela manhã, há períodos de tempo mais firme em algumas áreas, mas as pancadas persistem.
Ao longo do dia, o deslocamento do VCAN, combinado com a umidade e o aquecimento, intensifica as chuvas, elevando o risco de temporais na metade oeste e centro-sul de Mato Grosso, além do oeste, noroeste e norte de Mato Grosso do Sul. No sul do estado, as chuvas são mais fracas e intercaladas com aberturas de sol. As temperaturas aumentam, com sensação de calor, embora a nebulosidade amenize o tempo em alguns pontos.

Nordeste
A influência marítima mantém chuvas fracas no litoral leste, enquanto a ZCIT provoca pancadas no litoral norte desde o início do dia. Há previsão de chuva no oeste e noroeste da Bahia e no interior do Piauí.
Pela manhã, chove no litoral, leste e sul da Bahia, com tempo mais firme nas demais áreas. Ao longo do dia, as instabilidades se intensificam no Maranhão, sul do Piauí, leste do Ceará, oeste do Rio Grande do Norte e Paraíba, além do oeste e litoral da Bahia, com pancadas moderadas a fortes.
Entre Pernambuco e Sergipe, também há chance de chuva forte. Nas demais áreas, a chuva varia entre moderada e fraca. O calor predomina, e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem o litoral do Rio Grande do Norte até o norte da Bahia, além de áreas de Pernambuco e Paraíba.
Norte
A presença de umidade favorece pancadas de chuva desde o início do dia no Pará, Acre, Rondônia, Roraima e partes do Amazonas, com intensidade moderada e pontos mais fortes. No Amapá e no litoral paraense, a ZCIT mantém a chuva ao longo do dia.
As instabilidades ganham força, com chuvas moderadas a fortes no oeste e centro-sul do Amazonas, Acre, Rondônia, norte do Amapá e sudeste do Pará, além do oeste de Roraima, com alerta para temporais isolados. No noroeste do Pará, a chuva é mais fraca e ocorre com aberturas de sol. A sensação de abafamento predomina.








Comentários (0)
Comentários do Facebook