Clima extremo no RS: tempestades em série desafiam produção de leite no estado
Dois eventos climáticos extremos, registrados em um intervalo de duas semanas, provocaram perdas de animais e danos às estruturas de propriedades leiteiras no norte e noroeste do Rio Grande do Sul.
Dois eventos climáticos extremos, registrados em um intervalo de duas semanas, provocaram perdas de animais e danos às estruturas de propriedades leiteiras no norte e noroeste do Rio Grande do Sul. Segundo a Associação dos Criadores de Gado Holandês (Gadolando), há famílias que perderam galpões e outras instalações utilizadas na produção. Um produtor com mais de 40 animais em lactação decidiu deixar o setor por considerar inviável reconstruir tudo o que havia sido dest
O vice-presidente administrativo da Gadolando, Nacir Penz, afirma que a proximidade entre os eventos aumentou as dificuldades enfrentadas pelas propriedades. “Foram dois episódios em sequência, com produtores perdendo animais e estruturas. Em um dos casos, depois de mais de 40 anos na atividade, o produtor entendeu que não seria viável reconstruir tudo e decidiu encerrar a produção”, relata.

Foto: Gadolando/Divulgação
Penz considera necessária a criação de mecanismos permanentes para atender os produtores atingidos por eventos climáticos. “O Rio Grande do Sul tem sido o epicentro de catástrofes climáticas, e precisamos de uma política de apoio para que essas pessoas consigam continuar na atividade. O ganha-pão foi afetado, mas os compromissos permanecem”, observa Penz.
Entre as medidas sugeridas está a inclusão desses produtores nas renegociações já aprovadas de financiamentos e obrigações bancárias dos afetados por eventos climáticos. A entidade também pede que seja avaliada, em âmbito federal, a criação de um fundo destinado a apoiar propriedades rurais atingidas por eventos climáticos.
Para Penz, esse suporte deve considerar situações que envolvam perdas de animais, instalações e capacidade produtiva. O objetivo é oferecer condições para que as famílias reconstruam as propriedades e permaneçam na produção de leite.
As informações são do Globo Rural, adaptadas pela equipe MilkPoint.












