Previsão do tempo: semana pré-Carnaval terá chuva, calor e instabilidade em boa parte do Brasil
Ao longo da semana, os temporais seguem frequentes no Centro-Oeste, Sudeste e Norte, onde o calor e a umidade mantém a formação de nuvens carregadas entre a tarde e a noite
A semana que antecede o Carnaval 2026 promete clima variado em todo o Brasil, com uma atmosfera ainda bastante úmida e carregada nos próximos dias, cenário perfeito para pancadas de chuva e temporais isolados das regiões Norte ao Sudeste entre a tarde e a noite, com clima levemente mais brando.
A principal responsável pelas alterações climáticas neste início de semana é novamente a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que mantém nuvens carregadas sobre várias áreas do país e favorece a continuidade de instabilidade.
Ela começa a se enfraquecer ao longo da semana, mas isso não significa melhora imediata, já que a umidade e calor seguem alimentando tempestades.
A partir do próximo fim de semana, meteorologistas projetam uma tendência de mudança no padrão do tempo, abrindo espaço para dias mais ensolarados em algumas regiões.
Região Norte
A semana começa com predomínio de calor e umidade alta, favorecendo pancadas de chuva ao longo da tarde e à noite, especialmente no sul da região.
Céu nublado com períodos de sol, chuva de verão e possíveis temporais isolados.
Mínima: 23ºC e máxima de 34ºC
Região Nordeste
Alternância entre sol e nuvens e pancadas de chuvas isoladas, com maior concentração de instabilidade à tarde.
Clima segue quente e úmido, com chuva rápida de verão em alguns momentos do dia.
Mínima de 24ºC e máxima de 33ºC
Região Centro-Oeste
Semana marcada por instabilidade e chuvas frequentes à tarde e à noite, sob forte influência do calor e da umidade. Sol entre nuvens pela manhã e pancadas de chuva no período da tarde.
Mínima de 23ºC e máxima de 36ºC
Região Sudeste
Tempo instável com chuvas frequentes e possibilidade de temporais localizados ao longo da semana, especialmente à tarde e à noite.
Chuva segue intermitente e intensa com períodos de sol e nebulosidade variável no decorrer do dia.
No domingo (08), a Defesa Civil do Estado de São Paulo contabilizou ao menos 14 ocorrências em decorrência da chuva, com destaque para a cidade de São Carlos, que registrou o maior volume das últimas 24 horas em todo o estado, com 137 mm de água.

Mínima de 20ºC e máxima de 31ºC
Região Sul
Instabilidades ganham força novamente ao longo da segunda metade da semana, com a chegada de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul, o que ocasiona chuva mais frequente e risco de temporais. Em Santa Catarina e Paraná as pancadas são mais dispersas, ainda que com intensidade, ao logo dos primeiros dias da semana.
Sol pela manhã e aumento de nuvens à tarde, com pancadas de chuva e trovoadas.
Mínima de 19ºC e máxima de 32ºC
Resumo geral do Brasil
A tônica é de instabilidade predominante nos próximos dias: a semana começa com tempo instável em grande parte do país, devido à atuação da ZCAS e à combinação de calor e umidade, o que aumentam as chances de chuva frequente e temporais isolados, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte.
Nordeste e Norte: alternância entre sol, nuvens e pancadas de chuva de verão.
Sul: possibilidades de chuvas mais fortes na segunda metade da semana com aumento de instabilidades.
Projeções apontam para uma mudança gradual no padrão do tempo no próximo final de semana, com redução da instabilidade em algumas áreas, aparecimento do sol com mais permanência e atenuação de chuvas e temperaturas.








Comentários (0)
Comentários do Facebook