Calor de 40 °C, baixa umidade e pancadas isoladas marcam a quinta-feira no Brasil

Tempo firme predomina, mas Norte e Sul ainda podem ter pancadas de chuva e temporais localizados

Calor de 40 °C, baixa umidade e pancadas isoladas marcam a quinta-feira no Brasil
Ilustrativa

As temperaturas passam dos 35 °C em várias regiões  do Brasil nesta quinta-feira (21), em um cenário de calor intenso, baixa umidade do ar e pancadas isoladas de chuva, segundo a Climatempo.

O destaque fica para o risco de temporais no litoral do Nordeste e para índices críticos de umidade, que podem cair abaixo de 12% em áreas de Goiás e Tocantins.

Com o afastamento da frente fria, o tempo volta a ficar firme em grande parte da Região Sul. O sol predomina durante o dia, mas as temperaturas se mantêm amenas em Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná.

No norte e noroeste paranaense, há chance de pancadas isoladas à tarde. Já à noite, áreas de baixa pressão no norte da Argentina e um cavado em níveis mais altos da atmosfera podem trazer instabilidades para a fronteira oeste dos três estados, com pancadas de fraca a moderada intensidade. No território gaúcho, há risco de temporais localizados. 

Sudeste: calor acima de 35 °C e alerta para baixa umidade 

O tempo permanece firme em todo o Sudeste, com sol e calor intenso. Grande parte da região deve registrar temperaturas acima dos 30 °C, chegando a mais de 35 °C em cidades do norte e noroeste de São Paulo.

Na capital paulista e no Rio de Janeiro, o dia será de calor expressivo e baixa umidade, com índices abaixo de 20%. No sul e litoral paulista, instabilidades vindas do Paraná podem provocar pancadas de chuva isoladas.

À noite e na madrugada, há previsão de nevoeiros no leste de São Paulo, que se dissipam com o aquecimento diurno. Apesar disso, o destaque segue sendo o calor e a queda da umidade em praticamente todo o estado. 

Centro-Oeste: seca crítica e calor próximo de 40 °C

No Centro-Oeste, há chance de pancadas isoladas no sul de Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso, mas o predomínio é de tempo firme.


O calor deve ser intenso, com máximas perto dos 40 °C à tarde e níveis de umidade em estado crítico, especialmente em Goiás e no Distrito Federal, onde os índices podem cair abaixo de 12%. Brasília segue sem registrar chuva significativa há mais de 60 dias. 

Nordeste: risco de temporais no litoral

A entrada de umidade vinda do oceano mantém as chuvas no litoral de Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Em Maceió, há risco de temporais, e em Aracaju a previsão é de chuva forte acompanhada de raios.

Entre a Paraíba, o Rio Grande do Norte e o litoral sul da Bahia, também deve chover de forma isolada. Já o interior nordestino segue sob forte calor e baixa umidade, especialmente no oeste da Bahia, Pernambuco, sul do Piauí e Maranhão. 

Norte: pancadas irregulares e calor intenso 

Na Região Norte, a chuva se concentra no Amazonas e no norte de Roraima, de forma irregular, mas com risco de forte intensidade localizada. No Amapá, a expectativa é de precipitações isoladas e fracas.

Nas demais áreas, o tempo segue firme, com destaque para o calor. Em Rondônia, os termômetros devem ultrapassar os 35 °C no período da tarde.