Rota Bioceânica: Porto Murtinho ganha novo porto multifuncional de R$ 180 milhões

Projeto amplia o corredor logístico e fortalece a integração regional

Rota Bioceânica: Porto Murtinho ganha novo porto multifuncional de R$ 180 milhões
Ilustrativa

O avanço da Rota Bioceânica vai resultar em um novo porto multifuncional em Porto Murtinho.

O anúncio foi feito pela delegação argentina de Entre Ríos, que entregou ao governador Eduardo Riedel e ao secretário Jaime Verruck as licenças para instalação do empreendimento de R$ 180 milhões.

Durante o encontro, foi confirmada a construção do terminal, que será executado pela PTP Group e deve iniciar as obras já no próximo ano.

Com o novo projeto, Porto Murtinho passará a contar com três portos em operação, reforçando seu papel como eixo logístico da Rota Bioceânica. 

Segundo Verruck, o porto terá perfil multiuso.

"A gente chama [o porto] de multiuso, então ele vai trabalhar com fertilizantes, grãos e com containers. A hidrovia é uma conexão com a Rota Bioceânica. Então, a gente tem que olhar a Rota e essa potencialidade também da hidrovia. É mais um investimento que está vindo para o Estado, em Porto Montinho, e nessa transição logística que o Mato Grosso Sul passa", afirmou.

O empreendimento integra a rede logística do PTP Group, maior operador da hidrovia do rio Paraguai e com atuação também na Argentina, Uruguai, Espanha e Brasil.

A expectativa é transformar Porto Murtinho em um hub capaz de ampliar tanto a exportação quanto a entrada de produtos no país.

 "A PTP é uma empresa portuária que opera em toda a hidrovia, na Argentina e Uruguai. E agora vai fazer um investimento no Brasil. A hidrovia só funciona se nós tivermos estrutura portuária. E a gente começaria essa relação entre Mato Grosso do Sul e Entre Ríos, que vai ser uma base de entrada de produtos, e esse é o grande foco da hidrovia. Nós temos muita coisa na exportação, como minério e grãos, então a ideia é aumentar o fluxo de entradas de mercadorias também para o Brasil, se conectando à Rota Bioceânica", explicou Verruck. 

Ele acrescentou ainda: "A estruturação dessa hidrovia é positiva, e a curto prazo é mais investimento e uma estrutura portuária, de uma empresa já consolidada no âmbito da hidrovia". 

Competitividade e redução de custos ao produtor 

O CEO da PTP Group, Guillermo Misiano, destacou o impacto logístico e econômico do projeto para a região.

"Então todo o circuito passa a ser mais competitivo, mais barato para o produtor, que vai ter a possibilidade de ter melhor preço para seus grãos e comprar os fertilizantes mais barato que com as opções atuais", afirmou. 

Ponte Bioceânica avança e conecta Brasil ao Pacífico 

As obras da ponte binacional entre Porto Murtinho (Brasil) e Carmelo Peralta (Paraguai) seguem em execução e são consideradas estratégicas para conectar a região diretamente aos portos chilenos no Pacífico, reduzindo em até 23% o tempo de viagem para mercados como a China — o equivalente a 12 a 17 dias. 

No lado brasileiro, avança a construção do acesso que ligará a BR-267 à ponte, obra federal de R$ 472 milhões que inclui uma alça de 13,1 km, o contorno rodoviário de Porto Murtinho e o novo Centro Aduaneiro. O prazo previsto é de 26 meses. 

A principal obra da estrada que ligará o Brasil ao Chile já atingiu 80% de execução, com mais de 400 trabalhadores envolvidos. Construída por consórcio binacional, a ponte recebe investimento de R$ 575,5 milhões (US$ 93 milhões), financiado pela administração paraguaia da Itaipu, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026. 

Além disso, o Governo do Estado mantém cerca de R$ 80 milhões em obras de infraestrutura, saúde e educação no município.