Previsão do tempo: Sul e Sudeste tem chuva e Centro-Oeste enfrenta calor de até 40 °C
Presença de perturbações em níveis médios da atmosfera e a umidade devem manter as instabilidades
Instabilidades atmosféricas mantêm a chuva nesta quinta-feira (28) em áreas do Sul e Sudeste, enquanto o Centro-Oeste e o Nordeste seguem sob forte calor e alerta para baixa umidade. O contraste climático marca o país, com temperaturas que podem chegar a 40 °C e risco de pancadas fortes em pontos isolados.
A presença de perturbações em níveis médios da atmosfera e a umidade devem manter as instabilidades nesta quinta-feira (28) sobre o leste de Santa Catarina e o litoral do Paraná.
Segundo a Climatempo, as pancadas de chuva começam já pela manhã, com intensidade variando de fraca a moderada e comportamento intermitente ao longo do dia.
No noroeste paranaense, também há chance de chuva isolada à tarde, em função das instabilidades que avançam a partir do Mato Grosso do Sul.

Nas demais áreas do Sul, o tempo segue mais aberto, com variação de nebulosidade. As temperaturas ficam amenas no Rio Grande do Sul, em boa parte de Santa Catarina e no leste e litoral do Paraná. Já a metade norte do Paraná terá predomínio de calor e ar seco.
Sudeste
A circulação de umidade vinda do oceano ainda pode provocar pancadas de chuva fraca no litoral de São Paulo e aumentar a presença de nuvens ao longo do dia.
O avanço de um cavado meteorológico em níveis médios deve intensificar as instabilidades no oeste e noroeste paulista, com risco de pancadas fortes e isoladas. Há possibilidade de chuva também em cidades do sul de Minas Gerais e na Zona da Mata à tarde.
No interior e leste paulista, assim como no Rio de Janeiro, Espírito Santo e demais áreas de Minas, o tempo segue aberto, com sol e temperaturas em elevação.
No noroeste paulista, o tempo segue firme e seco, com predomínio do ar mais seco. A previsão indica que a umidade relativa do ar pode ficar próxima ou abaixo de 20%. Por isso, é importante manter-se hidratado e evitar ações que possam aumentar o risco de focos de queimadas no interior do Estado.
À noite, o destaque serão as temperaturas mais baixas, devido ao resfriamento noturno. Na capital, as mínimas ficam em torno de 15°C e as máximas chegam a 24°C. Em Bauru, a máxima também não deve passar dos 24°C, enquanto em São José do Rio Preto a mínima será de 18°C e a máxima de 33°C.
Centro-Oeste
O cavado meteorológico deve favorecer pancadas de chuva isoladas no centro, leste e sul de Mato Grosso do Sul, principalmente à tarde. No restante da região, o predomínio será de sol entre poucas nuvens.
O calor se intensifica em Mato Grosso e Goiás. Em grande parte de Goiás, no Distrito Federal e em áreas de Mato Grosso, persiste o alerta para baixa umidade, com índices abaixo de 20% nas horas mais quentes.
Nordeste
A umidade vinda do oceano mantém instabilidades sobre parte da faixa leste. No litoral da Bahia, as pancadas seguem esporádicas, variando de fracas a moderadas. Entre Sergipe e Alagoas, há risco de chuva forte no decorrer do dia.
Já nas áreas do interior, meio-norte e sertão, o tempo permanece estável, com calor intenso e baixa umidade do ar à tarde.
Norte
A atuação de uma área de alta pressão em níveis médios reduz a ocorrência de chuva em boa parte da região. Ainda há previsão de precipitação isolada no Amazonas, em Roraima e no norte do Amapá, podendo ser forte em alguns pontos.
No Pará, Tocantins, Acre e Rondônia, o cenário é de tempo firme, com sol e calor predominando.







Comentários (0)
Comentários do Facebook