Sakata entra no mercado de mamão e testa novo modelo global no Brasil
Parceria inédita com a mexicana Semillas del Caribe marca a primeira ação global de co-branding da empresa e lança três híbridos Formosa no país
A Sakata Seed Sudamerica anuncia sua primeira ação global de co-branding em parceria com a Semillas del Caribe, empresa mexicana referência em pesquisa genética em melhoramento de mamão.
As marcas unem forças, a partir deste ano, para lançar no mercado brasileiro três variedades híbridas do segmento Formosa — Giruz, Sweet Sense e Passion Red — combinando inovação, qualidade e suporte técnico.
O lançamento é resultado de mais de três anos de planejamento e colaboração estratégica entre as empresas
Segundo a Sakata, o objetivo é disponibilizar aos produtores brasileiros sementes de alto desempenho e oferecer ao consumidor frutas de excelente qualidade.

“A novidade reflete o compromisso das duas empresas em oferecer ao mercado nacional produtos que combinam genética de alta performance com um sistema de vendas e atendimento técnico eficientes, amplamente reconhecidos em todo o território nacional. Para isso, as variedades de mamão passaram por testes rigorosos em grandes e médios produtores locais, a fim de validar a performance e a confiabilidade dos produtos em solo brasileiro”, afirma Paulo Koch, Diretor de Marketing da Sakata.
As sementes estarão disponíveis para compra a partir deste mês, por meio da rede de distribuição da Sakata, presente em todo o Brasil.
Os produtos serão comercializados em envelopes stand-up com 2.500 sementes, em embalagem desenvolvida para o co-branding, nas cores branca e vermelha, com destaque para as marcas Sakata e Semillas del Caribe.
Estratégia comercial e escolha do Brasil
De acordo com a empresa, a colaboração nasceu do compartilhamento de visão estratégica e da sinergia entre Sakata e Semillas del Caribe, que dividem valores como inovação, qualidade e compromisso com o produtor.
“O mamão representa um novo segmento de mercado para a Sakata e a escolha de associar nossa marca com a Semillas del Caribe, especialista em melhoramento genético para esta fruta, foi uma decisão bastante assertiva. Agora, juntos, ofereceremos soluções superiores em sementes de mamão para o mercado brasileiro, com o mesmo padrão de qualidade superior que já é premissa em todo o nosso portfólio”, diz Koch.
Para Francisco Mora, sócio-fundador da Semillas del Caribe, a união da expertise no desenvolvimento de variedades superiores de mamão com a distribuição e assistência técnica da Sakata proporcionará oferta extraordinária ao mercado brasileiro.
Ele projeta crescimento acelerado das vendas, respaldado por testes comerciais já realizados e resultados comprovados, com expectativa de ampla adoção das variedades no país.
As três variedades híbridas (segmento Formosa)
Giruz — Frutos de tamanho médio e polpa laranja intensa, que pode atingir até 13° Brix. Alta padronização de tamanho, facilitando o embalamento em caixas. Extraordinária sanidade e durabilidade pós-colheita. Peso médio por fruto: 1,5 kg a 2,2 kg com forte raleio de flores e frutos; 1,2 kg a 1,8 kg sem desbaste. Casca amarelo-brilhante, de forte apelo visual.
Sweet Sense — Frutos menores, com 800 g a 1,3 kg, sabor adocicado marcante e 11 a 14° Brix. No ponto ideal, aroma agradável, coloração externa amarela e polpa de tom salmão vibrante; polpa espessa confere palatabilidade.
Passion Red — Frutos maiores, polpa intensa e vibrante, longa durabilidade pós-colheita (acima de 15 dias), sem danos por fungos. Sabor marcante e aroma envolvente. No início da colheita, frutos podem atingir até 3,5 kg, ajustando-se para 2 kg a 2,5 kg ao longo da produção. Híbrido vigoroso, altamente comercial, com vida útil extraordinária e altíssima produtividade.
As companhias
Com mais de 55 anos de história, a Sakata Seed Sudamerica é subsidiária do centenário Grupo Sakata, multinacional japonesa entre as maiores do mundo no setor de sementes de hortaliças e flores.
A Semillas del Caribe, pertencente ao Grupo Qualia, é especializada em mamão e possui presença comercial em mais de 30 países.







Comentários (0)
Comentários do Facebook