Biometano brasileiro vive momento histórico e será destaque no 12º Fórum do Biogás, em setembro

O biometano, combustível renovável que vem ganhando espaço na matriz energética nacional, vive um momento de expansão acelerada no Brasil.

Biometano brasileiro vive momento histórico e será destaque no 12º Fórum do Biogás, em setembro
Ilustrativa

Entre 2019 e 2024, o setor cresceu, em média, 19% ao ano, e já conta com mais de 1.633 plantas de biogás em operação, segundo o Panorama do Biogás 2024, elaborado pelo CIBiogás. A capacidade instalada alcança 4,7 bilhões de Nm³/ano, e o número de unidades com tecnologia de purificação para biometano também aumentou — são 79 plantas, com potencial de 667 milhões de Nm³/ano.

Esse cenário será debatido em profundidade durante a 12ª edição do Fórum do Biogás, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro de 2025, no São Paulo Expo. Realizado pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), o evento é considerado o maior da América Latina e reunirá autoridades, empresários, pesquisadores e investidores para discutir políticas públicas, inovação, mercado e oportunidades de negócios.

“Reunimos aqui os principais formadores de opinião, com influência para decisões políticas e oportunidades de investimento, somado aos maiores nomes da pesquisa e inovação para impulsionar a agenda do biometano no Brasil”, afirma a presidente-executiva da ABiogás, Renata Isfer. “Precisamos suprir a demanda e o país tem plenas condições de expandir a oferta.”

Entre os destaques da programação, estão confirmadas as presenças de Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo; Jaime Verruk, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul; Elbia Gannoun, presidente da ABEEÓLICA; e do deputado federal Arnaldo Jardim, autor da Lei 14.933/2023 (Combustível do Futuro). Jardim também preside a Frente Parlamentar pelo Biogás e Biometano e tem atuado na criação de um ambiente legislativo favorável ao setor.

Para o diretor-executivo da ABiogás, Tiago Santovito, o evento será um marco.

“O biogás e o biometano deixaram de ser uma promessa e se tornaram realidade econômica e ambiental. O Fórum é o ponto de encontro das principais mentes que estão fazendo essa transformação acontecer”, ressalta.

A programação inclui painéis sobre tendências globais, estratégias de investimento, mobilidade com biometano, certificações, mercado livre, logística e o papel do combustível na agenda de descarbonização, especialmente em vista da COP30. Haverá também rodadas de negócios, exposição de tecnologias e participação de delegações estrangeiras.

As inscrições já estão abertas pelo site forumdobiogas.com.br. Associados da ABiogás têm desconto e o Lote 2, com preços promocionais, vai até 4 de agosto. A expectativa é reunir mais de 1.200 participantes e repetir o histórico de edições anteriores, em que os ingressos se esgotaram antes do prazo final.

 

Com informações do Abiogás