Asfalto ecológico começa a ser testado no Centro-Oeste do estado

Publicado no dia 30/05/2022 às 16h41min
A nova tecnologia foi usada para asfaltar o acesso a uma comunidade de Bom Despacho e pode ser levada para outras cidades do estado

Prefeitura de Bom Despacho, na região Centro-Oeste do estado, está avaliando um novo tipo de asfalto ecológico. Uma empresa do interior de São Paulo é a responsável pela tecnologia, voltada especificamente para áreas rurais. A proposta é usar a própria terra das estradas para preservar as características.

No teste, em Bom Despacho, foram asfaltados 300 metros de uma estrada que dá acesso à comunidade Mato Seco. A cidade é a primeira de Minas a utilizar a nova tecnologia, que já está em uso em São Paulo e no Espírito Santo. Prefeitos de outras cidades mineiras foram a Bom Despacho conhecer a técnica e avaliar a possibilidade de implantar a novidade em mais municípios.

Os responsáveis pela empresa que desenvolveu o asfalto ecológico afirmam que o sistema é mais durável que o convencional, além de custar seis vezes menos.

Inovação

O asfalto ecológico usa a própria terra da estrada. Produtos naturais, incluindo óleos vegetais, são usados para impermeabilizar o solo, deixando-o mais rígido e resistente. Com isso, em períodos de chuva não há formação de lama, nem de buracos. A ideia é contribuir para o escoamento da produção agrícola, evitando que os acessos fiquem intransitáveis por causa dos problemas durante o período chuvoso.

Bom Despacho tem cerca de 1600km de estradas rurais e a manutenção, feita três vezes ao ano, gera um gasto elevado para o município. Com a implantação do asfalto ecológico, a expectativa da prefeitura é melhorar o acesso às comunidades, além de reduzir custos. “Se comprovarmos a eficácia deste asfalto a população ganhará muito. Poderemos asfaltar diversas estradas e ainda teremos garantia de 5 anos de que os trechos pavimentados não terão buracos nos períodos de chuva”, disse o Prefeito de Bom Despacho, Doutor Bertolino.

Veja uma demonstração sobre o funcionamento da técnica do asfalto ecológico:

 

Fonte: UaiAgro

ÚLTIMAS

Cotações - Boi gordo

28 de março de 2024 às 10:59:55

Cotações - Vaca gorda

28 de março de 2024 às 10:58:20

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br