Brasil ainda deve abater 13 milhões de bovinos até o fim de 2026
Estimativa da Scot Consultoria indica que a oferta para abate entre setembro e dezembro deve avançar em ritmo menor que no ano passado
O Brasil ainda deve abater cerca de 13 milhões de bovinos entre setembro e dezembro de 2026, segundo estimativa da Scot Consultoria. A projeção foi apresentada por Felipe Fabbri, consultor de mercado da Scot Consultoria, em entrevista ao programa Terraviva DBO na TV da última quarta-feira (26/8).
O cálculo considera a estimativa de aproximadamente 39 milhões de bovinos abatidos no país ao longo deste ano. Historicamente, os quatro últimos meses concentram 33,7% do abate anual brasileiro.
“Considerando a nossa estimativa de abates para este ano, algo próximo de 39 milhões de cabeças, teríamos ainda, nos próximos meses, 13 milhões de cabeças para chegar à indústria frigorífica”, afirmou Fabbri.

Oferta de bovinos deve perder ritmo
Embora o volume projetado seja expressivo, a oferta de bovinos para abate deve chegar aos frigoríficos em um ritmo menos intenso do que o observado no ano passado. Na comparação com os dados fechados de 2025, a Scot estima uma redução de aproximadamente 1 milhão de cabeças entre setembro e dezembro.
“Tem boiada para chegar, segundo as nossas estimativas, mas em um ritmo menos intenso do que no ano passado”, explicou o consultor.
Fabbri ressalta que a projeção ainda precisa ser confirmada e pode mudar conforme o comportamento do mercado. Uma eventual valorização do boi gordo, por exemplo, pode estimular os pecuaristas a anteciparem as vendas, acelerando o ritmo dos abates nos próximos meses.
Assista à entrevista completa a partir do minuto 8:45.












