Indonésia importa mais de 1.300 vacas leiteiras para impulsionar produção nacional
Com um ambicioso programa social no centro da estratégia, a Indonésia prevê importar um milhão de vacas leiteiras em cinco anos.
A Indonésia importou mais 1.383 vacas leiteiras da Austrália, segundo autoridades do setor agrícola. A operação faz parte de um plano estimado em US$ 3 bilhões, que busca ampliar a participação de pequenos produtores e quadruplicar a produção de leite no país.
Com restrições orçamentárias, o governo de Jacarta tem pressionado empresas privadas a financiar a compra dos animais. A estratégia, considerada pouco convencional, vem gerando preocupação entre empresários da maior economia do Sudeste Asiático.
“Esses animais não representam apenas um aumento no rebanho”, afirmou em comunicado Agung Suganda, diretor-geral de Pecuária e Saúde Animal do ministério. “Eles são um investimento estratégico para fortalecer a base da produção nacional de leite a partir de propriedades de pequenos produtores.”
O plano está diretamente ligado a um programa de refeições gratuitas que atende 83 milhões de crianças e gestantes. Para sustentar a iniciativa, o governo prevê a importação de 1 milhão de vacas leiteiras ao longo de cinco anos, elevando o plantel atual, de cerca de 220 mil animais.
De acordo com o ministério, as importações envolvem remessas conjuntas e programas de reprodução, com participação de cooperativas e produtores desde o ano passado. O leite produzido deverá abastecer a indústria de processamento, com o objetivo de garantir segurança no fornecimento de matéria-prima.
O lote mais recente chegou no domingo à cidade de Cilacap, na província de Java Central, e será submetido a quarentena e exames sanitários, informou Hendra Wibawa, autoridade de saúde animal do ministério. O protocolo inclui um período de 14 dias de quarentena, seguido da coleta de amostras para a detecção de doenças como dermatose nodular contagiosa e febre aftosa.

Do total importado, a empresa Lunar Chemplast adquiriu 1.094 animais, enquanto a Mazaraat Lokanatura Indonesia ficou responsável pelo restante, segundo Wibawa.
Em 2025, a Indonésia importou 33.955 bovinos, sendo 13.544 destinados à produção de leite e os demais à pecuária de corte, informou o ministério.
As informações são do Msn, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.








Comentários (0)
Comentários do Facebook