Temporal atinge Sul, geada preocupa RS e baixa umidade avança pelo interior do país
Tempo segue firme na maior parte do Sudeste, com chance de chuva fraca no litoral e redução do calor em SP
Com o fim do veranico e a chegada de uma massa de ar polar, as temperaturas voltam a cair de forma significativa na Região Sul.
O vento de sul/sudeste também ajuda a reduzir o calor mais intenso no oeste e sul de Mato Grosso do Sul e no extremo sul de Mato Grosso, além de manter o clima mais ameno no leste paulista e no sul do Rio de Janeiro, segundo a Climatempo.
Já no Brasil Central, o calor e o tempo seco seguem como destaque ao longo da semana. Nesta segunda-feira (25), a umidade relativa do ar permanece em níveis críticos, em alerta, do interior de São Paulo até o Tocantins.

Sul: pancadas fortes e risco de geada no Rio Grande do Sul
De acordo com a Climatempo, a frente fria ainda posicionada sobre o oceano, em conjunto com um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera, mantém as instabilidades no nordeste e norte do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina e parte do Paraná.
Em Santa Catarina e no Paraná, a manhã já começou com pancadas de chuva, que variam de fraca a moderada intensidade, mas persistem ao longo do dia, intercalando períodos de melhoria e sol.
No Rio Grande do Sul, a segunda-feira deve registrar apenas chuva fraca em áreas da Serra e do Norte.
Nas demais regiões, o tempo firme predomina, mas as temperaturas ficam baixas. A massa de ar frio que acompanha a frente fria provoca manhã gelada e risco de geada na Campanha Gaúcha, enquanto nas capitais a sensação de frio persiste durante a tarde.
Sudeste: umidade crítica no interior e nebulosidade no litoral
A semana começa com predomínio de tempo firme na maior parte da região. No litoral de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a infiltração marítima mantém o céu encoberto e possibilidade de chuva fraca e isolada.
Na Grande São Paulo e no Vale do Ribeira, o sol aparece entre nuvens, mas sem previsão de chuva. Já no interior paulista e em Minas Gerais, o calor ainda ganha força ao longo do dia, enquanto a umidade relativa do ar cai para níveis de atenção e alerta, em alguns pontos abaixo de 20%.
Centro-Oeste: temperaturas mais amenas e ar seco
O cavado meteorológico na média atmosfera favorece pancadas de chuva no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, especialmente à tarde, quando podem ocorrer episódios de chuva forte localizada. A massa de ar polar também contribui para temperaturas mais amenas no sul de MS e de MT, deixando a tarde mais agradável em cidades como Campo Grande e Cuiabá.
No entanto, em Goiás e no Distrito Federal o tempo segue firme, marcado por ar seco e baixa umidade relativa do ar.
Norte e Nordeste: pancadas no litoral e ar seco no interior
No litoral do Nordeste, a circulação de umidade mantém as condições para pancadas de chuva, com destaque para Salvador, que pode registrar chuva moderada a forte nesta segunda-feira. Entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, a previsão é de sol intercalado com chuva fraca a moderada.
No interior nordestino, o alerta é para umidade relativa do ar abaixo de 20% e temperaturas elevadas, sem expectativa de chuva.
Na Região Norte, a instabilidade segue concentrada no Amazonas, Roraima e parte do Acre, com pancadas isoladas que podem vir acompanhadas de forte intensidade. Já em Rondônia, Pará e Tocantins, o sol predomina, com calor intenso e ar seco durante a tarde.







Comentários (0)
Comentários do Facebook