Quem são os maiores produtores de leite do Brasil?
Ranking Top 100 MilkPoint/Abraleite mostra crescimento de 13% na produção e consolida a Fazenda Colorado como líder nacional
Com mais de duas mil vacas holandesas e uma produção diária de cem mil litros de leite, a maior fazenda leiteira do Brasil está localizada em Araras
O Ranking Top 100 MilkPoint/Abraleite 2025 confirmou a força dos grandes produtores na pecuária leiteira.
Em 2024, os cem maiores do país comercializaram quase 1,2 bilhão de litros, alta de 13% em relação ao ano anterior, o maior crescimento das últimas duas décadas.
Embora representem apenas 4,7% da produção formal, essas propriedades concentram tecnologia, gestão e produtividade capazes de influenciar toda a cadeia.
O Top 10 do leite brasileiro
A liderança segue com a Fazenda Colorado, de Araras (SP), que ocupa o primeiro lugar há 12 anos consecutivos. Com 36,2 milhões de litros e média diária de 98,9 mil litros, a propriedade se consolidou como referência no setor.

Confira o ranking das dez maiores:
1. Fazenda Colorado – Araras (SP): 36,2 milhões de litros
2. Fazenda Melkstad – Carambeí (PR): 34,1 milhões de litros
3. Fazenda São José – Tapiratiba (SP): 33,9 milhões de litros
4. Fazenda Santa Luzia – Passos (MG): 30,5 milhões de litros
5. Fazenda Agrindus – Descalvado (SP): 24,8 milhões de litros
6. Fazenda Santa Rita – Descalvado (SP): 23,1 milhões de litros
7. Fazenda Jatobá – Castro (PR): 22,7 milhões de litros
8. Fazenda São João – Arapoti (PR): 21,9 milhões de litros
9. Reunidas ACP – Carmo do Rio Claro (MG): 21,6 milhões de litros
10. Agropecuária Régia – Palmeira (PR): 21,3 milhões de litros
Perfil dos gigantes
O levantamento mostra que Minas Gerais lidera em número de fazendas listadas (36), seguido por Paraná (25) e São Paulo (12). No mapa municipal, Castro (PR) se destaca com 11 propriedades no ranking.
A raça Holandesa predomina em 82% dos rebanhos, reflexo de sua alta capacidade produtiva. Já a produtividade média das fazendas do Top 100 foi de 34,8 litros por vaca/dia, com o Sul alcançando 38,3 litros.
Fazenda Colorado, símbolo de eficiência
Com mais de 2 mil vacas em sistema de confinamento, a Fazenda Colorado se tornou sinônimo de escala e eficiência. Para o gerente de pecuária, José de Carvalho, o avanço dos grandes produtores precisa vir acompanhado de políticas públicas:
“Eu vejo como fundamental a construção de programas que incentivem a organização da cadeia produtiva como um todo, sempre em parceria com órgãos públicos e entidades do setor”.
Produção paulista em alta
No cenário estadual, São Paulo produziu 1,7 bilhão de litros em 2024, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).
O resultado representa crescimento de 6% em relação a 2023 e mantém o estado entre os principais produtores do país — atrás apenas de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.







Comentários (0)
Comentários do Facebook