Projeto de lei pretende proibir fabricação de leite sintético

Publicado no dia 24/05/2024 às 16h31min
De acordo com o PL, é considerado leite sintético qualquer produto que não envolva a ordenha direta de animais

A tecnologia avançou muito nos últimos anos e o ramo alimentício também pode sofrer mudanças e apresentar inovações aos consumidores. A deputada federal e presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, Ana Paula Leão (PP – MG), teme que nem toda novidade é positiva e por isso apresentou, nesta terça-feira (22), o Projeto de Lei nº 1999/2024 de sua autoria, que proíbe a fabricação e a comercialização de leite sintético em todo o país.

De acordo com o PL, é considerado leite sintético qualquer produto que não envolva a ordenha direta de animais, obtido por meio de processos químicos, biotecnológicos ou qualquer outro procedimento que busque reproduzir as características físico-químicas e as propriedades nutricionais do leite de origem animal.

“Já está mais do que provado que o leite animal é um dos alimentos mais nutritivos do mundo e é lógico que existe uma preocupação nossa sobre o que a população brasileira está consumindo. Quem garante que o produto sintético oferece os mesmo benefícios? Neste momento, é prudente de que a incerteza nos leve à precaução” refletiu a deputada.

Um outro aspecto abordado pelo PL é o econômico. Dados demonstram que no Brasil há mais de 1,1 milhão de propriedades envolvidas com a produção leiteira em 99% dos municípios e milhões de famílias na cadeia produtiva, que enfrenta a pior crise da história.

“Não é justo que uma atividade que está orfã de política pública estruturante por parte do Governo Federal tenha que lidar com mais uma ameaça. Precisamos buscar a estabilidade do setor e continuarei trabalhando por isso”, finalizou Ana Paula.

Com informações da assessoria de impressa de Ana Paula Leão.

Veja a entrevista na íntegra.


Fonte: Canva/ Direitos Adquiridos
POLÍTICA & ECONOMIA

Fonte: Agro+

Populares

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br