Chuva e temporais marcam o Sul e parte do Centro-Oeste; Sudeste enfrenta calorão

No Matopiba, a sexta-feira será marcada por calor extremo e índices críticos de umidade do ar

Chuva e temporais marcam o Sul e parte do Centro-Oeste; Sudeste enfrenta calorão
Ilustrativa

O clima segue contrastante nesta sexta-feira (19). Enquanto áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste registram pancadas de chuva, em estados como São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul o alerta é para ar seco, calor intenso e queda acentuada da umidade.

 Já no Norte, temporais continuam exigindo atenção, especialmente no Amazonas, Acre e Rondônia.

O  Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) segue com calor intenso e baixa umidade. 

Uma área de baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai mantém as instabilidades no Sul.

No Rio Grande do Sul, o tempo segue instável, com chuva moderada a forte, acompanhada de raios e risco de granizo. A campanha gaúcha e a metade oeste e sul concentram maior risco de temporais. 

Já em Santa Catarina e no Paraná, o predomínio é de sol e calor. No entanto, no território paranaense a umidade relativa do ar cai à tarde para níveis críticos, entre atenção e alerta, especialmente no sudoeste, oeste, noroeste e norte. 

Sudeste: pancadas em Minas e Espírito Santo; calor em São Paulo 

A circulação de ventos mantém a instabilidade no sul de Minas Gerais e no Espírito Santo.

No estado mineiro, a chuva aumenta à tarde e pode ser forte em áreas do Triângulo e Sul, acompanhada de raios e rajadas de vento. No Espírito Santo, as pancadas começam pela manhã e persistem de forma intermitente ao longo do dia. 

Já em São Paulo e no Rio de Janeiro, o tempo aberto predomina, com sol forte e calor intenso.

No interior paulista e em grande parte de Minas, o alerta é para baixa umidade à tarde. Em São Paulo capital, as temperaturas variam entre 15 °C e 32 °C; em Dracena, chegam a 35 °C. 

Centro-Oeste: chuva em MT e GO; ar seco no sul de MS 

O Mato Grosso terá pancadas de chuva à tarde, de intensidade moderada a forte, acompanhadas por raios e ventos. No Mato Grosso do Sul, o norte pode registrar chuva isolada, mas no sul predomina o ar seco, com baixa umidade. 

Em Goiás e no Distrito Federal, há risco de pancadas fortes à tarde, com trovoadas e rajadas de vento. 

Nordeste: instabilidade no litoral e seca no interior 

Os ventos marítimos mantêm a chuva entre o litoral da Bahia e o Rio Grande do Norte, com pancadas fracas a moderadas. No litoral baiano, sobretudo no Sul e no Recôncavo, há risco de chuva mais forte e acumulados elevados. 

No interior nordestino, o cenário é de tempo seco e quente. No Matopiba, a sexta-feira será marcada por calor extremo e índices críticos de umidade do ar. 

Norte: temporais no Amazonas, Acre e Rondônia 

A combinação de calor e umidade mantém os temporais em Amazonas, Roraima e sul do Pará.

O alerta também se estende para Acre e Rondônia, onde a chuva pode ser forte. Já Amapá e Tocantins registram tempo firme e calor elevado.