Avaliação precede o início do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do PNAT 2025

Teve início na manhã de terça-feira (22/4), na Fazenda Experimental da Fazu, em Uberaba (MG), a 16ª edição do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens)

Avaliação precede o início do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do PNAT 2025
Ilustrativa

Teve início na manhã de terça-feira (22/4), na Fazenda Experimental da Fazu, em Uberaba (MG), a 16ª edição do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens), realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). São 96 animais das raças Nelore, Nelore Mocho e Tabapuã, de várias partes do Brasil, que estão participando este ano. 

Durante o programa os técnicos verificam o sistema de avaliação visual criado pela ABCZ, EPMURAS, que consiste na verificação de Estrutura Corporal (E), Precocidade (P), Musculosidade (M), Umbigo (U), Características Raciais (R), Aprumos (A) e Características Sexuais (S). Também é realizado ultrassom de carcaça, pesagem e manejo sanitário na prova. 

Os dados dão sequência para o TDEA (Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar), que compõe o PNAT, que será efetivamente iniciado nesta quinta-feira (24/4). Os 77 dias de avaliação correspondem a 21 dias de adaptação e 56 dias de prova efetiva. Quando o TDEA for finalizado, os animais voltam a ser avaliados. O resultado final deverá ser divulgado em julho. 

O PNAT é bastante democrático e em seu processo de seleção promove a participação de criadores, técnicos e centrais de inseminação. O supervisor de Provas Zootécnicas, Mauro Fonseca, diz que, a cada ano a ABCZ e criadores primam pela qualidade de animais que passam pelo primeiro filtro de avaliação genética. “Este ano, incorporamos a avaliação de peso a desmama da raça, para refinar o critério”, ressalta.

 

COMPARTILHE

 

    

FONTE: ABCZ
Hits: 61