Amaggi firma parceria para gerar créditos de carbono com agricultura regenerativa em Rondônia
Projeto será implantado em 25 mil hectares e pode se expandir para outras fazendas

Por redação com informações da assessoria de imprensa | Agrofy News
A Amaggi, maior trading agrícola de capital nacional, firmou uma parceria com a climate-tech anglo-brasileira NaturAll Carbon para desenvolver um projeto de geração de créditos de carbono a partir da agricultura regenerativa.
A iniciativa será implantada em uma fazenda da companhia em Rondônia, numa área de 25 mil hectares, com possibilidade de expansão para outras propriedades.
O objetivo é transformar pastagens degradadas e áreas cultivadas com manejo convencional em sistemas agrícolas mais sustentáveis, por meio de práticas como plantio direto, rotação de culturas e uso de plantas de cobertura.
Essas técnicas permitem capturar dióxido de carbono da atmosfera e armazená-lo no solo, promovendo a regeneração da fertilidade, o aumento da biodiversidade e o sequestro de carbono.
“A AMAGGI experimenta em suas próprias fazendas essas práticas e avança no monitoramento dos seus impactos, atuando em conjunto com entidades renomadas de pesquisa para engajar o produtor rural parceiro na adoção das melhores soluções encontradas”, afirma Juliana Lopes, diretora de ESG, Comunicação e Compliance da empresa.
“A descarbonização do setor é um desafio coletivo e, com iniciativas como esta parceria com a NaturAll Carbon, estamos impulsionando um agronegócio mais sustentável e comprometido com o futuro.”
Monitoramento e certificação
O projeto será certificado pela Verra, uma das principais instituições globais no setor, utilizando a metodologia VM0042 (Agricultural Land Management – ALM), considerada uma das mais robustas para avaliar o sequestro de carbono em solos agrícolas.
A quantificação dos créditos será feita por meio da combinação de amostragens físicas do solo e modelagens computacionais baseadas em processos biogeoquímicos.
O monitoramento será contínuo, com o uso de geoprocessamento e sensoriamento remoto, garantindo transparência, rastreabilidade e integridade dos dados.
Os créditos gerados serão do tipo Removals, ou seja, baseados na remoção efetiva de carbono da atmosfera por meio de soluções baseadas na natureza (Nature-Based Solutions), voltadas à mitigação das mudanças climáticas e conservação dos ecossistemas.
Expansão e impacto no agronegócio
Segundo a NaturAll Carbon, a parceria com a Amaggi pode abrir caminho para que outros produtores rurais participem de projetos semelhantes.
A empresa possui uma ampla rede de fornecedores de grãos e algodão, o que poderá ampliar o alcance da iniciativa caso o modelo se mostre bem-sucedido.
“Nosso objetivo é transformar a agricultura regenerativa em uma alternativa viável e rentável para os produtores rurais do Brasil, conectando-os a compradores de créditos de carbono ao redor do mundo e por meio de nossa sede em Londres”, afirma Alexandre Leite, CEO e cofundador da NaturAll Carbon.
“Com a parceria da Amaggi, abrimos definitivamente as portas para o mercado de carbono no Brasil e podemos escalar esse impacto, levar soluções sustentáveis para mais agricultores e ajudar a construir uma cadeia produtiva cada vez mais resiliente e alinhada às metas globais de descarbonização.”
Hits: 73
Comentários (0)
Comentários do Facebook