Operações da IP4 de Careiro da Várzea, no Amazonas, são retomadas

Publicado no dia 22/04/2022 às 11h59min
Terminal tem grande fluxo de passageiros e beneficia principalmente a população ribeirinha

ODepartamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retomou, no início de abril, as operações da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Careiro da Várzea, no Estado do Amazonas. O terminal estava fora de operação desde setembro de 2021 - devido ao assoreamento no talude e na rampa de concreto - e teve o funcionamento restabelecido após a forte atuação da Autarquia nos últimos meses.

O retorno das atividades na IP4 é um marco para a região, uma vez que facilita o acesso fluvial ao município e melhora o escoamento de mercadorias e produtos para as comunidades locais, além de garantir mais segurança e conforto no atendimento à população.

Desde a suspensão das operações, o DNIT segue com o trabalho de manutenção para assegurar a conservação do retroporto e das estruturas navais. O contrato macro contempla serviços de execução de rotinas preditivas, preventivas e corretivas, como retirada de toras e galhadas, desassoreamento, manutenção do sistema de fundeio, manutenção predial, manutenção naval, manutenção da fábrica de gelo e conservação.

â??

Instalação - A IP4 de Careiro da Várzea foi inaugurada em 2013 e está localizada no Rio Solimões, a uma distância de 25 quilômetros de Manaus. Com estrutura composta por rampa de concreto e uma ponte móvel, tem uma atracação que consiste em rampa fixa, ponte rolante e flutuante principal.

O funcionamento da instalação tem grande importância para a população regional, para a qual o transporte hidroviário é fundamental. A média mensal de movimentação na IP4, nos últimos 12 meses, foi de 715 embarcações e de 44.337 pessoas. Antes da construção da estrutura, a população ribeirinha utilizava portos improvisados, próximos a barrancos e sem segurança.

Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT

Fonte: DNIT

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br