Comitiva presidencial visita obras da ponte entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA)

Publicado no dia 22/03/2022 às 15h35min
Com 1,7 mil metros de extensão, empreendimento é demanda antiga da população dos dois estados

Uma comitiva do Governo Federal visitou, nesta terça-feira (22), as obras de construção da ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-153/PA/TO - divisa dos estados do Tocantins e Pará e que vai interligar as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA). Participaram da agenda o presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho, além de outros integrantes do governo.

Demanda antiga da população dos dois estados, a ponte sobre o Rio Araguaia tem custo estimado de R$ 193,1 milhões e até o momento foram executados R$ 94,5 milhões.

O empreendimento contará com 1.727 metros de extensão e será a maior ponte do Tocantins. Na fase atual da obra, já foram executados 73% das fundações e blocos, 66% dos pilares e travessias e 22% das vigas e lajes.

Atualmente, os veículos que trafegam pela BR-153 e precisam atravessar de uma margem à outra do Rio Araguaia só podem fazer o trajeto por meio de balsa. Com a conclusão da ponte, o DNIT garantirá que o percurso seja feito mais segurança para os usuários da rodovia.


Importância - A BR-153/PA/TO é um importante eixo de ligação entre as Regiões Norte e Sul do Brasil, por permitir a integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia.

A construção da ponte na rodovia vai impulsionar o desenvolvimento econômico local, uma vez que facilitará o tráfego de veículos e caminhões, melhorando o escoamento da produção de bens e diminuindo os custos no transporte de cargas.

Obras da ponte de Xambioá (TO)

 

Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT

Fonte: DNIT