DNIT entrega viaduto e mais cinco quilômetros de duplicação na Travessia Urbana de Santa Maria/RS
Além da duplicação da pista, o trecho conta com iluminação, passeio público e ciclovia
O Ministério da Infraestrutura e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entregam mais 5,3 quilômetros de duplicação do projeto da chamada Travessia Urbana de Santa Maria/RS. O novo trecho foi aberto ao tráfego com mais uma entrega: a do viaduto de acesso ao bairro Santa Marta e Hospital Regional. Agora, os usuários da região contam com uma travessia em pista dupla para cada sentido.
O segmento liberado compreende o trecho localizado desde o acesso ao bairro Santa Marta até a ponte sobre o Arroio Ferreira, na BR-287/RS, saída para São Pedro do Sul. Além da duplicação da pista, o trecho conta com iluminação, passeio público e ciclovia. Foram executados também serviços de implantação de drenagem pluvial, ramos, acessos e terraplenagem. Equipes ainda seguem atuando na conclusão de acabamentos e instalação de paradas de ônibus.
O conjunto de melhorias da Travessia Urbana engloba, ainda, mais cinco Obras de Arte Especiais: os viadutos da Santa Marta e bairro Tancredo Neves; passarela que liga o bairro Parque Pinheiro e o Distrito Industrial; as pontes sobre os arroios Ferreira e Taquara; e os trevos de acesso à Boca do Monte e ao Parque Pinheiro Machado.
As obras avançaram no local após a realocação das 16 famílias que viviam às margens da BR-287/RS. O reassentamento foi realizado em agosto de 2021, por meio de compra assistida, realizado pelo DNIT, juntamente com a 26ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Sul.
O empreendimento atualmente está com 95% dos serviços concluídos. No Lote 1, estão duplicados e com trânsito liberado outros 4,7 quilômetros, aguardando apenas serviços de sinalização definitiva e recuperação pavimentação em pontos com pista antiga.
Travessia Urbana de Santa Maria
A obra consiste na duplicação e restauração do trecho urbano das BR-158/RS e BR-287/RS, entre o trevo do Castelinho e a ponte sobre o Arroio Taquara. É considerada a maior que o DNIT realiza na região Central do Rio Grande do Sul. A Travessia Urbana de Santa Maria modernizará as rodovias federais que cortam o município, que é reconhecido como um importante entroncamento rodoviário do sul do país devido ao seu posicionamento geográfico.
Coordenação-Geral de Comunicação Social