DNIT executa revestimento vegetal dos taludes para preservar meio ambiente

Publicado no dia 20/01/2022 às 17h02min
Medidas de mitigação de impacto são realizadas em obras da Autarquia pelo país

Com o objetivo de garantir a preservação do meio ambiente durante a execução de obras em todo o país, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza uma série de ações para mitigação de impacto ambiental. Uma delas é a revestimento vegetal de taludes, técnica que tem o objetivo de proteger locais com potencial para formação de processos erosivos.

Este tratamento ambiental, que proporciona maior estabilidade do talude e diminui os riscos de deslizamento nos segmentos, pode ser efetivado por meio da bioengenharia - quando se associa o plantio de espécies vegetais com dispositivos de engenharia.

Para o recobrimento vegetal dos taludes, pode ser considerado o plantio direto de mudas (arbóreas/arbustivas, de bambu, de capim limão, de capim vetiver ou de gramas) ou a revegetação de herbáceas (gramíneas e leguminosas), por meio da hidrossemeadura ou do plantio a lanço.

A respeito dos dispositivos de engenharia, são usados diques de bambu; septos de rip-rap de solo vegetativo ou solo-cimento; septos de pneus usados; aplicação de mantas ou telas vegetais biodegradáveis ou retentores de sedimentos, com o reforço de telas metálicas ou plásticas grampeadas no solo.

A associação de elementos ambientais com técnicas de engenharia preserva o meio ambiente e proporciona maior eficiência nos serviços que protegem também os usuários da rodovia de eventuais acidentes, além de reduzir os custos públicos na conservação rodoviária.

 

Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT

Fonte: DNIT