Contrato do quarto ramal da Nova Ferroeste é assinado

Publicado no dia 29/12/2021 às 10h47min
Estado e União acertam o trajeto Serra do Mar

A assinatura virtual feita nesta semana, pelo governo do Estado e da União, referente ao contrato do ramal entre Guarapuava e Paranaguá, completa a lista de solicitações de autorização feita ao Ministério da Infraestrutura em setembro de 2021.

A ligação de 407 quilômetros inclui a construção de uma nova descida na Serra da Esperança e na Serra do Mar, hoje os maiores gargalos do transporte ferroviário no Estado.

O projeto da Nova Ferroeste, que deve ligar Maracaju (MS) a Paranaguá (PR) num total de 1.304 quilômetros.

â??

O trecho da Serra do Mar será construído em pista dupla para o tráfego de locomotivas nos dois sentidos simultaneamente. Os três primeiros ramais (Maracaju-Dourados, Cascavel – Foz do Iguaçu e Cascavel – Chapecó) foram autorizados no começo do mês.

Na conexão de Cascavel com Foz do Iguaçu, será possível a captação de cargas do Paraguai e da Argentina, benefício para os produtores de grãos que abastecem o mercado brasileiro e internacional.

A ligação entre Cascavel e Chapecó foi incluída no projeto depois da realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e Estudo de Impacto Ambiental, e será opcional ao vencedor do leilão. 

Os estados do Paraná e Santa Catarina são responsáveis por 70% da exportação da carne de aves e suínos do Brasil.

Com informações do Governo do Paraná.

Fonte: SBA