Novos equipamentos portuários vão beneficiar transporte hidroviário no MA e no PI

Publicado no dia 01/09/2021 às 17h34min
Investimento do Governo Federal, através do MInfra, possibilitou melhorias nas estruturas de oito empreendimentos


Otransporte hidroviário de passageiros em cidades do Maranhão e do Piauí ganhará um reforço a partir desta quarta-feira (1º). Oito atracadouros – equipamentos portuários de suporte hidroviário –, receberam melhorias das estruturas para oferecer mais segurança nas operações de embarque e desembarque de pessoas e cargas do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura.

As obras foram realizadas em menos de um ano nas estruturas de Canárias e de Barreiras, em Araioses (MA); Caburé, em Barreirinhas (MA), São José dos Leites/Lago de Areia, em Palmeirândia (MA), Cateauá, em Porto Rico do Maranhão (MA); e de Uruçuí (PI), Cururupu (MA) e Guimarães (MA). No total, foi investido R$ 1,4 milhão no trabalho, realizado pelas equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Sem paralisação das atividades, a recuperação das estruturas teve início após técnicos constatarem a necessidade de manutenção dos atracadouros devido à corrosão provocada pela ação do salitre e da umidade. Com o tempo, o alto tráfego hidroviário e as operações de embarque e desembarque também danificaram as instalações. Foram feitas substituição e recuperação de estruturas danificadas, troca de peças, componentes, sistema de sinalização náutica e fundeio.

MOVIMENTAÇÃO – As melhorias favorecerem a população local, principalmente a população ribeirinha que utiliza a via fluvial para suas atividades rotineiras. A movimentação diária de passageiros nas instalações varia de acordo com a região. A média é de 500 a 1 mil pessoas por dia, incluindo moradores e turistas.

Em relação ao turismo, as instalações mais movimentadas são as de Caburé e Canárias. Pelas estruturas que passaram por manutenção são transportadas, principalmente, artigos de primeira necessidade, como gêneros alimentícios e produção pesqueira, uma das fontes de renda dos moradores da região.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Categoria
Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Fonte: Ministério da Infraestrutura