Bolsonaro inaugura radar da FAB hoje, em Ponta Porã

Publicado no dia 30/06/2021 às 10h49min
Sistema vai reforçar vigilância de fronteira para coibir tráfico e contrabando

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) retorna ao Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (30), para inauguração de radar para monitoramento do tráfego aéreo na região de fronteira. A chegada à cidade de Ponta Porã, na região Sul do Estado, está prevista para as 11h25.

A  inauguração integra um programa de “modernização e ampliação da rede de radares” instalada no sítio da Força Aérea Brasileira (FAB).

Será a terceira estação de radar da FAB a ser ativada em Mato Grosso do Sul com o objetivo de reforçar as ações de fiscalização do espaço aéreo na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia.

A primeira foi inaugurada em Corumbá, em agosto de 2020, e a segunda em Porto Murtinho, em março deste ano. Os três sistemas de vigilância receberam investimentos federais da ordem de R$ 127 milhões, segundo o governo federal.

Os equipamentos “potencializam a identificação de aeronaves voando a baixa altura na região de fronteira, trazendo benefícios operacionais, tanto para o controle civil de aeronaves, quanto para a defesa aérea, aumentando a capacidade de detecção de tráfegos não autorizados ou de emprego ilícito, colaborando com as ações de fiscalização do espaço aéreo no centro-oeste brasileiro”, disse a FAB.

O sistema é composto de radares e cada sistema aumenta a capacidade de vigilância aérea na Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida), por meio da detecção de aeronaves cooperativas e não-cooperativas, podendo alcançar um raio de 450 quilômetros, a 30 mil pés, o que corresponde a quase duas vezes a área do Estado do Mato Grosso do Sul. 

Além de Bolsonaro, devem participar da cerimônia o ministros da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres e Walter Braga Netto, da Defesa; o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior; o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, tenente João Tadeu Fiorentini; Luciano Macaferri Rodrigues, diretor-geral da Thales no Brasil e Luiz Henriques, presidente da Omnisys, empresa responsável pelo projeto.

Esta será a terceira visita de Bolsonaro ao Estado em pouco menos de um ano. A primeira ocorreu em agosto do ano passado, em Corumbá, na inauguração da Estação Radar, também para monitoramento de fronteira. No dia 14 de maio deste ano, o presidente participou da entrega de títulos da Reforma Agrária para pequenos produtores do Assentamento Santa Mônica, em Terenos.

Fonte: Por Valdecir Cremon - SBA

Populares

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br